Produção interna de células: estratégia de controle de qualidade da Helius 

Empresa já utilizou diversos tipos e tamanhos de células, desde 125mm até 210mm
Produção interna de células estratégia de controle de qualidade da Helius 
Fábrica de módulos fotovoltaicos da Helius. Foto: Helius/Divulgação

A Helius Sunlink PV tem ganhado cada vez mais destaque na produção de módulos fotovoltaicos. Desde a sua fundação em 2004, a fabricante produziu internamente as células utilizadas em seus módulos.

“O controle completo do processo produtivo permite que a garantia de qualidade seja superior em cada etapa, oferecendo produtos confiáveis e eficientes”, disse Eduard Krummenauer, Country Manager da fabricante.

“A responsabilidade com cada detalhe e a busca constante por inovação asseguram que os módulos entreguem o melhor desempenho, atendendo às necessidades dos clientes com confiabilidade e rapidez, uma vez que o setup de máquinas fica extremamente facilitado com a produção interna das nossas células”, ressaltou.

Imagem: Helius/Divulgação

Segundo ele, o processo de fabricação de células é algo minucioso, que envolve muita pesquisa e dedicação. Cada etapa, desde a serragem do lingote de silício, dopagem do wafer, a aplicação das camadas de contato elétrico e montagem do módulo, é pensada para garantir a máxima eficiência e durabilidade. 

“Além disso, a fabricação das células evoluiu bastante. Começamos com células de eficiência menor, mas à medida que a tecnologia avançou, conseguimos aumentar a geração de energia por célula, buscando aumento na potência e no rendimento. Tecnologias como o PERC e as Half Cell também foram incorporadas, permitindo o aumento esperado. Hoje, com células de até 210mm e o uso de tecnologias de ponta como o N-Type, garantimos maior confiabilidade e longevidade dos nossos produtos “, destacou. 

Imagem: Helius/Divulgação

No decorrer de mais de 20 anos de história, a Helius utilizou diversos tipos e tamanhos de células, como 125mm, 156mm, 158mm, 166mm e 210mm. As mudanças foram impulsionadas tanto pela melhora do processo produtivo quanto pelo aumento da eficiência dos painéis, que variaram entre 15,7% e 23,8% ao longo dos anos. 

Uma das recentes evoluções que a empresa implementou em seus módulos foi a utilização de células retangulares. Esta troca foi motivada por um fator chave: um maior aproveitamento da área do painel. 

Segundo a fabricante, ocorre que a célula retangular se adapta melhor ao formato geométrico de um módulos o que permite que elas preencham praticamente toda a sua superfície. Com esta mudança, os módulos da Helius conseguem entregar mais energia por metro quadrado, elevando a potência de saída nos projetos e ocupando uma área menor. 

Participação na Intersolar

Na Intersolar 2024, a Helius apresentou seus novos modelos que utilizam  células com a tecnologia Zero Busbar. Essa tecnologia é uma inovação no design das células solares, a partir de um super afinamento dos busbars que traz benefícios significativos, como maior rendimento, menor sombreamento da célula e estética do módulo fotovoltaico mais limpa. 

Estande da empresa na Intersolar South America. Foto: Helius/Divulgação

Na prática, conforme a fabricante, um módulo com tecnologia Zero Busbar consegue entregar uma eficiência de 23,8% em uma área de 3,1 m²: um aumento de 3,7% na eficiência, mantendo dimensões semelhantes a outros módulos do portfólio.

Além disso, outro destaque no  estande da Helius na Intersolar 2024 foi a apresentação das etapas do processo de fabricação das células de forma física.

Imagem: Helius/Divulgação

“Os visitantes do nosso stand ficaram impressionados com os materiais físicos que preparamos para apresentar as etapas de produção das células. Tínhamos as pedras de silício, lingote, wafer serrado a partir do lingote e duas células, todos disponíveis para ver e tocar. Aproveitávamos a oportunidade para compartilhar a informação de que com o lingote do mostruário conseguimos produzir em torno de 20 containers de módulos”, relembrou Eduard Krummenauer.

Imagem: Helius/Divulgação

Sobre a empresa

A Helius Sunlink PV fabrica painéis solares há 20 anos e se destaca justamente por contar com total controle da cadeia produtiva, desde a fabricação das células até a montagem dos módulos.

Assista ao vídeo do processo de produção das células: 

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.