A Helius Sunlink PV tem ganhado cada vez mais destaque na produção de módulos fotovoltaicos. Desde a sua fundação em 2004, a fabricante produziu internamente as células utilizadas em seus módulos.
“O controle completo do processo produtivo permite que a garantia de qualidade seja superior em cada etapa, oferecendo produtos confiáveis e eficientes”, disse Eduard Krummenauer, Country Manager da fabricante.
“A responsabilidade com cada detalhe e a busca constante por inovação asseguram que os módulos entreguem o melhor desempenho, atendendo às necessidades dos clientes com confiabilidade e rapidez, uma vez que o setup de máquinas fica extremamente facilitado com a produção interna das nossas células”, ressaltou.
Segundo ele, o processo de fabricação de células é algo minucioso, que envolve muita pesquisa e dedicação. Cada etapa, desde a serragem do lingote de silício, dopagem do wafer, a aplicação das camadas de contato elétrico e montagem do módulo, é pensada para garantir a máxima eficiência e durabilidade.
“Além disso, a fabricação das células evoluiu bastante. Começamos com células de eficiência menor, mas à medida que a tecnologia avançou, conseguimos aumentar a geração de energia por célula, buscando aumento na potência e no rendimento. Tecnologias como o PERC e as Half Cell também foram incorporadas, permitindo o aumento esperado. Hoje, com células de até 210mm e o uso de tecnologias de ponta como o N-Type, garantimos maior confiabilidade e longevidade dos nossos produtos “, destacou.
No decorrer de mais de 20 anos de história, a Helius utilizou diversos tipos e tamanhos de células, como 125mm, 156mm, 158mm, 166mm e 210mm. As mudanças foram impulsionadas tanto pela melhora do processo produtivo quanto pelo aumento da eficiência dos painéis, que variaram entre 15,7% e 23,8% ao longo dos anos.
Uma das recentes evoluções que a empresa implementou em seus módulos foi a utilização de células retangulares. Esta troca foi motivada por um fator chave: um maior aproveitamento da área do painel.
Segundo a fabricante, ocorre que a célula retangular se adapta melhor ao formato geométrico de um módulos o que permite que elas preencham praticamente toda a sua superfície. Com esta mudança, os módulos da Helius conseguem entregar mais energia por metro quadrado, elevando a potência de saída nos projetos e ocupando uma área menor.
Participação na Intersolar
Na Intersolar 2024, a Helius apresentou seus novos modelos que utilizam células com a tecnologia Zero Busbar. Essa tecnologia é uma inovação no design das células solares, a partir de um super afinamento dos busbars que traz benefícios significativos, como maior rendimento, menor sombreamento da célula e estética do módulo fotovoltaico mais limpa.
Na prática, conforme a fabricante, um módulo com tecnologia Zero Busbar consegue entregar uma eficiência de 23,8% em uma área de 3,1 m²: um aumento de 3,7% na eficiência, mantendo dimensões semelhantes a outros módulos do portfólio.
Além disso, outro destaque no estande da Helius na Intersolar 2024 foi a apresentação das etapas do processo de fabricação das células de forma física.
“Os visitantes do nosso stand ficaram impressionados com os materiais físicos que preparamos para apresentar as etapas de produção das células. Tínhamos as pedras de silício, lingote, wafer serrado a partir do lingote e duas células, todos disponíveis para ver e tocar. Aproveitávamos a oportunidade para compartilhar a informação de que com o lingote do mostruário conseguimos produzir em torno de 20 containers de módulos”, relembrou Eduard Krummenauer.
Sobre a empresa
A Helius Sunlink PV fabrica painéis solares há 20 anos e se destaca justamente por contar com total controle da cadeia produtiva, desde a fabricação das células até a montagem dos módulos.
Assista ao vídeo do processo de produção das células:
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.