Integradores e consumidores do setor de energia solar realizaram nesta sexta-feira (01) protestos contra as frequentes reprovações de projetos de GD (geração distribuída) por parte das distribuidoras de energia, sob a justificativa de “inversão de fluxo”.
Os protestos aconteceram nas sedes da CPFL, em Campinas (SP), e da RGE Rio Grande Energia, em São Leopoldo (RS), em resposta às recentes recusas dessas concessionárias em aprovar projetos de GD, impactando consumidores e profissionais do setor solar.
As duas ações, organizadas pela Aliança Solar, composta pelo INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa) e MSL (Movimento Solar Livre), foram pacíficas e procuraram chamar a atenção para as dificuldades que as empresas do setor têm enfrentado devido às recusas dos projetos.
A organização destacou que as reprovações têm impactado severamente o setor, levando ao fechamento de empresas, demissões em massa e ao cerceamento do direito dos consumidores de gerarem sua própria energia.
Atualmente, o segmento de micro e minigeração distribuída de energia solar no Brasil conta com quase 3 milhões de sistemas solares instalados em todo o Brasil, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O Canal Solar esteve presente na manifestação realizada, em Campinas (SP), onde centenas de pessoas estiveram presentes. A reportagem conversou com executivos de grandes empresas e integradores do setor solar que vieram de diversas regiões do Estado de São Paulo.
Manifestação em São Leopoldo (RS)
A manifestação em São Leopoldo (RS), reuniu aproximadamente 600 pessoas em frente à sede da Rio Grande Energia (RGE). O ato contou com a participação de empresas, instaladores, pequenos empresários, grandes companhias e distribuidores de energia solar vindos de várias regiões, alguns organizados em delegações que chegaram de ônibus.
Os manifestantes exibiram cartazes, faixas e camisetas em apoio à geração distribuída. O evento seguiu com um cerimonial no qual diversas pessoas tiveram a oportunidade de discursar, e foi realizada uma passeata até o prédio da diretoria da RGE.
Uma comissão de três representantes foi autorizada a entregar um ofício à concessionária, onde a pauta foi discutida e a concessionária se comprometeu a avaliar a criação de um canal de diálogo para tratar das demandas do setor.
Durante o evento, foi anunciada a criação da Frente Gaúcha de Defesa da Geração Distribuída, presidida por Sani Carpes Júnior, que também será membro da Aliança Solar, fortalecendo o movimento nacional em prol da GD e da energia solar.
Novas manifestações
Durante o ato, foi confirmado ao Canal Solar que a Aliança Solar, juntamente com a Frente Paulista de Geração Distribuída, realizará, uma nova manifestação em Brasília (DF) para mobilizar deputados e senadores em favor das causas defendidas pelo setor.
Os organizadores também ressaltaram que realizarão manifestações pacíficas em todo o Brasil a partir de 2025. Segundo eles, as ações serão feitas a cada dois meses na porta de cada uma das distribuidoras que seguirem negando os pedidos de conexão de sistemas de GD por inversão de fluxo.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
27 respostas
A mateira peca por não explicar absolutamente o que é efetivamente a reivindicação. Nem todos sabem o q significa “sistemas de GD e inversão de fluxo”. Fica a dica.
Olá Eduardo, muito obrigada por seu feedback. Nós temos um vídeo muito bom que explica as suas dúvidas, dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=AW_MOiIDe8Y
Gostaria de saber do setor de energia solar, de quem vai ser os encargos de manutenção nas redes de energia das concessionária?
Estes custos de manutenção já estão inclusos no KWH vendido?
uma vergonha estes meios empresariais se reunir e quererem se apropriar até do sol já não dam conta do que eles trabalham ainda querem se adonar de mais este veio que emprega muitos com energia solar…
Nós quanto cidadão temos o direito de escolher ou agregar! Chega destas concessionárias se adonar de tudo.
No.nosso País as instabilidades jurídicas fulminar todas as relações. Trata-se de manter o consumidor sobre sua Vara. O País reclama tanto dos efeitos ocorridos com a mudanças climáticas, porém não faz a sua parte, ou seja, intervir nas concessionárias exigindo a liberação destas licenças, igual fé. ao lavar as mãos na tributação de veículos híbridos e elétricos. Agora, saber pedir dinheiro ao mundo desenvolvido eles sabem, porém basta combater a corrupção que o dindin vai sobrar. enfim, como afirmou Charles de Gaulle, este não é um País sério. Concluindo, o povo é pobre, mas nobre, a elite é podre.
sou adepto a esse setor,e tenho instalado no meu prédio,inclusive estou querendo instalar uma minigeradora pra locar
eu tô precisando muito dessa energia limpa mas estou aguardando uma hora certa com recursos aí eu vou fazer o meu pedido um projeto legal para minha residência pois tô a 10 anos sem energia. .eles não querem por um transformador no poste perto da minha casa
Vemos um atraso no crescimento do Brasil em gerar energia limpa ajudando o setor a não ter apagão. imagine se não tivesse essa energia limpa ajudando o setor? O Brasil já estaria no caos do desabastecimento. Vai entender a cabeça desses caras! O governo simplesmente só arrecada e faz o que pra beneficiar o seu pagador de impostos? Estamos vivendo uma época muito ruim de inversão de valores, onde quem tem a vontade de ajudar é prejudicado.
concordo plenamente com as manifestações,pois gerar energia limpa,contribuí para o meio ambiente, porém não contribui com a roubalheira das concessionárias, que acabam dificultando os consumidores a usufruir dos seus direitos. O Brasil é o único país que cobra tarifas pela produção de energia limpa nos demais países a coisa funciona de forma contrária.
sou integrador e apoio a manifestação….. o Brasil esta perdendo e muito….. Brasileiros se manifestem é seu direito de gerar sua propria energia.
acho um absurdo temos que pagar taxa do Sol ☀️
a energia e um direito do povo.
SO A FAVOR DE UMA ENERGIA SUSTENTÁVEL, E QUE PRECISAMOS CADA VEZ MAIS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS. E UNIRMOS POR ESTÁ CAUSA. UM FORTE ABRAÇO A TODOS. ( UM AO OUTRO AJUDOU E AO SEU COMPANHEIRO DISSE ESFORÇAR-TE ISAÍAS 41 V 6
reportagem superficial e pouco informativa..
não aborda nem explicita a” causa” dos manifestantes e nem o porque das concessionárias serem contra.
Enfim, trata-se de um texto sem conteúdo.
Olá Hugo, agradeço por seu feedback. A matéria traz sim a motivação do ato e também os desdobramentos no dia da manifestaço:
“Integradores e consumidores do setor de energia solar realizaram nesta sexta-feira (01) protestos contra as frequentes reprovações de projetos de GD (geração distribuída) por parte das distribuidoras de energia, sob a justificativa de “inversão de fluxo”.”
Caso queira ficar por dentro das notícias do setor, se increva na nossa newsletter 🙂
A inversão de fluxo não é uma invenção das concessionárias. Infelizmente é uma realidade que só vai ser resolvida quando houver aumento de demanda por energia durante o dia. A geração fotovoltaica foi prejudicada pelos grandes geradores que tomaram conta do mercado com as grandes usinas. E agora os pequenos não conseguem instalar suas pequenas usinas.
O direito é a segurança individual de produzir e comercializar a energia limpa tem que ser apoiada e incentivada, o governo federal e estadual não pode negar incentivo a projetos que visam despoluir o planeta
vc vê a invenção dos valores, nós todos nós devemos devefender uma energia limpa, contra fazer barragem de água q afetam o fluxo das águas, Energia limpa Sim é o Futuro para o nós e planeta agradece
desenvolver um inversor de grande Capacidade e uma única bateria também de porte grande para dar partida no sistema já garantiria clientes off gride para uso durante dia.Dependeria da concessionária só à noite,quando em muitos casos pode-se racionar, . quando não você já economizou de 10 a 12 horas.
como pode taxar um coisa q vem da natureza o sol não podemos ficar parado parabéns a todos q representaram a população brasileira
AS ENERGIAS RENOVAVEIS, NÃO TEM VOLTA,E ISTO É NO GLOBO,E UM DIA,IRIA ACONTECER, FRENTE AOS GRAVES IMPOSITIVOS DE DESMAZELO NA BIOSFERA.
COLHEMOS O QUE PLANTAMOS,E JÁ FALEI DIVERSAS VEZES,É O CURSO NATURA, E NORMAL DA BIOTA,O USO DE ENERGIAS VERDES,TANTO QUE O SOL,SERÁ O MAIOR GERADOR DE ENERGIAS DA TERRA!! ESQUECAM A ANEEL COMPRADA,E DEMAIS,FIRMEMOS O NOSSO DOMÍNIO E ARRUMEMOS MEIOS PARA UMA PARCELA MAIOR DA POPULAÇÃO PODER TER ACESSO A G.D. NO BRASIL!!
FIRMES NO TIMÃO, EMERSON
não acredito nisso, essa regra beneficia o bom mercado de geração de energia.
bora vender armazenamento meu povo.
com o armazenamento o mercado do solar só vai crescer ainda mais.
Sou Aurélio Didoné da Solgreen Energia de Panambi Rs e estamos muito apreensivos, pois permissionárias e concessionárias de nossa região, negam qualquer conexão em suas redes de energia, mas facilitam quando é de seus interesses. A inversão de fluxo tem que ser bem definida, pois tudo é motivo para negar a conexão, até mesmo Des balanço de fase que é responsabilidade destas companhias.
Alguém está de olho gordo nos benefícios que a energia solar trás para o cidadão que com recursos próprios instalou seu gerador solar !
Boa tarde parabéns a todos
Boa tarde,
As concessionárias não estão preparadas para geração distribuída no País. Não investem em pesquisa. E como ainda acham que são órgãos estatais não estão nem aí para o POVO. Temos que nos organizar realmente e mostrar para os governantes que o POVO está mudando.
Somos energia em movimento
não seria o caso de canalisar esse excedente de energia para essas grandes áreas industriais de consumo e acabar com essas tarifas amarela/vermelha. Reclama-se tanto de redução de geração e proibe-se a geração, vá entender!