O RenovaPR (Programa Paraná Energia Rural Renovável), iniciativa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), tem impulsionado a geração de energia no campo. O projeto viabilizou o produtor paranaense a investir em energias renováveis com juro zero.
De acordo com os dados da Copel (Companhia Paranaense de Energia), a quantidade de propriedades com geração de energia limpa disparou após o lançamento do programa pelo IDR-Paraná, em agosto de 2021.
Em 2020, o número registrado das novas conexões à rede da companhia era de 2.465 mil. Já em agosto de 2022, com o programa, este número registrou um aumento sete vezes maior, alcançando 17.312 mil novas conexões.
A meta estipulada do instituto, quando o projeto foi lançado, era de alcançar 12 mil propriedades com algum sistema de geração de energia renovável.
As ligações rurais realizadas no estado do Paraná já totalizam 26.118, sendo que cerca de 68% destas ligações ocorreram após o lançamento do programa, superando a meta inicial.
Segundo Herlon Goelzer, coordenador do RenovaPR, o programa fechou o ano de 2022 com 5.440 projetos aprovados. “Ultrapassamos com folga a meta estabelecida. Seja com subsídio do RenovaPR, através do Banco do Agricultor, ou a partir de investimentos próprios, sem envolvimento do programa, alcançamos mais produtores do que estimamos”, destaca.
Na perspectiva do RenovaPR, este número demonstra a força da política pública desenvolvida pela iniciativa, que sensibilizou milhares de produtores rurais para a geração de energia.