Projeto Comunidade Solar tem 1ª fase concluída no ES

Projeto de instalação solar promete reduzir custos de energia na comunidade de Jabaeté
Projeto Comunidade Solar tem 1ª fase concluída no ES
Evento de conclusão da primeira fase do projeto em Jabaeté, Vila Velha (ES). Foto: EDP/Divulgação

Apesar de 99,8% do território brasileiro ter cobertura elétrica – segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) – muitas famílias em situação de vulnerabilidade sofrem com o fornecimento inadequado e com altos custos, gerando dificuldades para pagar a conta de luz.

É neste cenário que o projeto Comunidade Solar no bairro Jabaeté, em Vila Velha (ES), concluiu sua primeira fase. O empreendimento deve trazer redução de 50% nos custos de energia elétrica para a comunidade. 

A iniciativa da EDP, em parceria a Revolusolar, busca promover inclusão de energia renovável em sete locais da comunidade com instalação de placas solares no Projeto Tons de Amoras, no Instituto GG5, na Associação de Nova Jabaeté e totens de energia solar para carregamento de dispositivos eletrônicos em áreas públicas.

Os sistemas fotovoltaicos instalados, correspondem a um potencial de 15 kWp, com economia média mensal de R$ 450,49 por instituição. Além dos seis totens de energia solar e baterias, com potência de 600 W, de uso coletivo e gratuito para carregamento de celulares e acesso à internet.

Além da entrega das soluções fotovoltaicas, foram ofertadas 20 vagas para o curso de nível técnico de elétrica predial e instalação de energia solar. Ao total, 15 moradores foram certificados pela conclusão do curso de capacitação profissional em Manutenção e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, oferecido em parceria com o Senai.

“Queremos liderar uma transição energética justa e estamos focados em realizar iniciativas que contribuam significativamente para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. O Comunidade Solar amplia o acesso à energia renovável e gera oportunidades de atuação profissional para os moradores de Jabaeté”, comentou Marcela de Almeida, gestora do Instituto EDP.

Até 2025, novas fases do projeto Comunidade Solar serão implementadas, com a meta de expandir a energia solar para outras áreas de Jabaeté.

[exibir_tags_personalizadas]
Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.