Um projeto de energia solar da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) do Governo do Ceará conquistou o Troféu Painel (Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística) de 2023 pela implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado.
O intuito da premiação visa valorizar profissionais, empresas e órgãos governamentais que desenvolvem projetos de infraestrutura de energia e de transporte. O troféu é promovido pelo Besc (Instituto Besc de Humanidades e Economia).
A iniciativa cearense foi a mais votada na categoria “Empreendimento Público”, com 595 votos obtidos durante consulta aberta ao público realizada entre os dias 15 a 30 de junho.
A cerimônia de entrega do troféu será realizada no dia 21 de novembro durante a abertura do encontro do Painel 2023, em Brasília (DF).
Escolas com energia solar
Em setembro de 2020, o Governo do Ceará, por meio da Seinfra, abriu uma licitação para a instalação de módulos fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado.
O objetivo era incentivar as fontes renováveis, melhorando a eficiência do uso da energia e modernizando as instalações de ensino administradas pelo Poder Público.
Atualmente, 29 das 32 escolas selecionadas já estão gerando energia solar. As outras três instituições estão em fase de conclusão de implantação dos sistemas.
De acordo com o Estado, a estimativa de economia nas contas de energia elétrica quando todas as 32 escolas estiverem com os sistemas em funcionamento é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.
Ao todo, os recursos investidos foram de R$ 8,8 milhões e oriundos do FIEE (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará), administrado pela Seinfra.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Todos os estados deveriam aderir a essa iniciativa. Parabéns ao governo do CE.