Os moradores de Casuarito, distrito de Puerto Carreño, na Colômbia, terão eletricidade 24 horas por dia graças a um projeto híbrido – que integra solar, baterias e diesel – que foi instalado no vilarejo.
O sistema é composto por uma usina de 372,6 kWp, totalizando 810 painéis solares de 460 W, além de dois inversores híbridos de 150 kW e 154 baterias com capacidade de 1.182,72 kWh da ATESS Power, complementadas por um gerador a diesel de 165 kVA.
O projeto foi executado pelo IPSE (Instituto de Planejamento e Promoção de Soluções Energéticas) e pelo Ministério de Minas e Energia da Colômbia, com um investimento total de 61,9 bilhões de pesos colombianos (aproximadamente US$ 1,6 milhão).
“Por meio de nossa parceria com a IPSE, viabilizamos a Usina Híbrida de Casuarito inteiramente por meio de investimento público. Essa iniciativa nos permite estender os serviços de energia para 239 famílias nessa área não interconectada”, disse Andrés Camacho, Ministro da Energia.
“De fato, eu sinto imensa alegria e orgulho ao ver esse projeto se concretizar. Ele melhorou significativamente nossas vidas em 100%. Agora, temos eletricidade 24 horas por dia, e esperamos que projetos como esse continuem a se expandir e desenvolver ainda mais em Casuarito”, destacou uma das moradoras da região.
Benefícios para a comunidade
O projeto híbrido melhorou substancialmente a qualidade de vida dos moradores de Casuarito. Anteriormente, a eletricidade era limitada a 8-16 horas por dia. Com o novo sistema, os moradores agora contam com energia ininterrupta, facilitando vários aspectos da vida diária e das atividades econômicas.
Espera-se que o fornecimento de energia na comunidade impulsione os negócios locais, melhore as instalações educacionais e aprimore os serviços de saúde. “O projeto exemplifica o compromisso da ATESS com a inovação, a sustentabilidade e a capacitação da comunidade. Temos orgulho de ter desempenhado um papel na transformação de Casuarito em um modelo de adoção de energia renovável e esperamos expandir nossos esforços para outras regiões necessitadas”, enfatizou a empresa.
Confira, abaixo, um vídeo mostrando os detalhes do projeto:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.