É fundamental que toda empresa elabore propostas comerciais para oferecer os seus produtos e serviços para o mercado, seja ele qual for.
A proposta comercial atende à necessidade de determinar o preço de um produto ou serviço, assim como a forma de pagamento a ser realizada.
Como funcionam as propostas comerciais no setor solar?
O mercado de energia solar exige propostas personalizadas, com informações previamente trabalhadas.
A proposta deve ser vista pelo seu futuro cliente como uma ferramenta de apoio ao investimento, servindo de auxílio ao vendedor no processo de geração de confiança e diferenciação, com o propósito de direcionar o negócio para o fechamento.
Mitos sobre a proposta comercial
- Apenas uma cotação de preços;
 - Somente uma apresentação da empresa;
 - Trata-se de uma especificação técnica;
 - Apresenta-se como lista de produtos e serviços.
 
O que uma proposta comercial deve compor?
Em propostas comerciais para venda de geradores fotovoltaicos, existem alguns pontos fundamentais a serem considerados e exigidos, sendo eles:
- Nome completo do cliente;
 - Dados básicos da unidade consumidora: endereço ou localização, tipo de telha, tipo de alimentação elétrica, consumo médio mensal;
 - Design solar: geração média mensal, potência total em kWp, o percentual de geração versus o consumo;
 - Lista de materiais e serviços contidos: marca e modelo de módulos e inversores. Descrição dos serviços;
 - Garantia dos equipamentos e serviços;
 - Resumo financeiro: economia gerada na conta, tempo do retorno financeiro;
 - Investimento necessário;
 - Forma de pagamento/: incluir aqui uma simulação de financiamento;
 - Validade da proposta;
 - Tudo aquilo que for diferencial da empresa;
 - Disclaimer: com todas as premissas utilizadas, itens não inclusos, detalhes gerais.
 
Além disso, é recomendável a utilização de um padrão de linguagem de comunicação, isto é, profissional. A proposta comercial tem a missão de compreender o cliente, tendo a ciência do que possui relevância e importância para ele e qual o objeto de comparação.
Ela deve ser composta por um discurso seguido de ação, para que o cliente se sinta seguro diante do prometido. E, por fim, a proposta tem que estar em constante atualização.
							
											
				
								
								
								
								
								
								
								
								
								
								
								
								
															
															
															
															
															
															
															
															
															
															
															
															
															
Uma resposta
Sem dúvida que a proposta comercial deve ser feita com o máximo cuidado, pois representa um cartão de visita da empresa e jamais deve vender aquilo que está longe de uma realidade. É o chamado dourar a pílula. Criar expectativa falsa é um pecado mortal que comprometido o nome de uma empresa de forma que pode ser irreversível. Deve ter uma linguagem técnica mais o mais compreensível possível para o cliente que, muitas das vezes, é leigo no tema. Salientar sobretudo os valores dos benefícios econômicos que todos, sem dúvida, entendem. Em última análise, é o que tem maior valia para o cliente. Não quer dizer que a qualidade técnica seja secundarizar. Confiança não se compra se conquista.