Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Próximos leilões de energia solar em junho/2019 prometem bons resultados – Canal Solar

Próximos leilões de energia solar em junho/2019 prometem bons resultados

Com a nova mudança proposta para o leilão de junho deste ano a fonte solar ganha status de igualdade com as demais fontes

Em junho deste ano ocorrerá um novo leilão de energia A-4 no Brasil. Uma novidade será apresentada ao mercado com novos tipos de contratos, diferentes daqueles realizados nos leilões anteriores. Os novos contratos serão por quantidade de energia e não por disponibilidade, segundo informações da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar). Os ânimos do mercado estão otimistas com essa nova mudança, que deve ser muito positiva para o setor solar.

O modelo de contratação de energia por quantidade era tradicionalmente empregado com a fonte hidráulica e depois passou a ser também adotado para a geração eólica, tendo sua estreia no leilão A-6 ocorrido no país em 2018. Com a crescente maturidade do setor solar no Brasil, o modelo agora se estende para a fonte fotovoltaica.

No modelo de contratação por quantidade são realizados contratos financeiros nos quais o gerador realiza uma oferta de energia em R$/MWh e assume o risco pela entrega da quantidade de energia contratada.

Em contrapartida, no modelo de contratação de energia por disponibilidade o gerador é remunerado em R$/MWh para permanecer disponível, sendo o risco de indisponibilidade de energia assumido pelo comprador. O primeiro modelo é mais favorável à inserção da fonte energética no mercado, pois reduz os riscos dos compradores.

Com a nova mudança proposta para o leilão de junho deste ano a fonte solar ganha status de igualdade com as demais fontes e compete de forma mais equilibrada no mercado, além de ganhar a possibilidade de participar de todos os demais leilões que virão pela frente.

Picture of Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.