O mercado brasileiro de GD (geração distribuída) possui mais de 677 mil sistemas fotovoltaicos conectados, dos quais mais de 616 mil são da classe residencial, ou seja, usinas de pequeno porte abastecendo pessoas que decidiram gerar energia em sua própria casa. Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Existem diversas tecnologias e formas de construir um sistema fotovoltaico, porém uma característica em comum entre estes sistemas residenciais é a conexão com a rede de distribuição.
Ou seja, todos utilizam inversores fotovoltaicos de aplicação on-grid, onde a grande vantagem é a geração de energia própria durante o dia e a utilização da rede durante a noite ou em períodos de baixa produção solar.
Porém, aquilo que é o grande trunfo dos inversores on-grid, também é a principal fraqueza, pois em momentos que a rede de distribuição apresentar uma falha ou desligamento, obrigatoriamente e por razões óbvias de segurança, o seu inversor on-grid deverá se desconectar deixando assim de gerar energia, neste momento o usuário fica sem a possibilidade de utilizar os seus equipamentos elétricos mesmo que o céu esteja limpo com bastante Sol.
Considerando essa realidade, o principal questionamento dos clientes é: “Como não ficar sem energia com sistema on-grid, em caso da falha na rede, e sem precisar de uma bateria ou gerador de backup?”. Pensando nesse tipo de situação, a Fronius apresenta a função PV-Point para os novos inversores da linha Primo GEN24 Plus de 3 a 6kW.
Os inversores on-grid da linha GEN24 Plus possuem todas as tecnologias existentes nos demais modelos da já conhecida família de inversores SnapINverters da Fronius, funções como Dynamic Peak Manager para situações de sombreamento parcial, ventilação ativa para aumentar a vida útil e eficiência dos componentes eletrônicos, monitoramento integrado através do Solar.Web, e a nova função de backup PV-Point.
Qual é a função de backup?
Um sistema de backup ou energia de backup é aquela utilizada nos momentos em que há queda no fornecimento de energia padrão, que pode ser ocasionado por uma falha ou interrupção devido a manutenções na rede de distribuição.
Existem diversas formas de projetar um sistema de backup, que pode ou não incluir geração fotovoltaica, no caso de um sistema com o inversor GEN24, a função de backup já estaria incluída através do PV-Point.
Como funciona o PV-Point?
Junto aos bornes de conexão do inversor GEN24 Plus, existe um conector isolado da rede CA, onde é possível alimentar um sistema de emergência em caso de falha da rede.
Este conector será energizado automaticamente assim que o sistema anti-ilhamento do inversor for acionado, ou seja, assim que houver a desconexão com a rede de distribuição.
Essa função tem a capacidade de manter um sistema de até 3kW em funcionamento, lembrando que caso o usuário não tenha bateria acoplada ao GEN24, essa potência dependerá da geração fotovoltaica.
Porém, pensando em aplicações de emergência onde a necessidade é alimentar cargas base como eletrônicos ou iluminação, essa função é mais que suficiente e corrige um dos principais problemas do sistema on-grid, mencionado no início deste texto.
A tabela abaixo demonstra a potência média de alguns equipamentos elétricos domésticos, o material completo pode ser encontrado através da fonte.
Por exemplo, atualmente os carregadores de celular mais modernos e rápidos da marca Apple possuem uma potência de 30W. Neste sentido, uma forma inteligente de se utilizar a função PV-Point é disponibilizar ao usuário um ponto de tomada que será energizado em caso de falha na rede, assim ele poderá conectar o equipamento que for necessário, naquele momento.
O setup do sistema é bastante simples, realizado através de aplicativo gratuito e próprio dos inversores Fronius. É uma evolução natural dos sistemas fotovoltaicos agregarem funções que trazem comodidade ao usuário final, não necessariamente utilizando sistemas de armazenamento que ainda possuem um valor elevado no mercado, mas sim com tecnologias simples que vão contribuir para o bom rendimento da instalação.
2 respostas
Olá parabéns pela iniciativa de trabalharem numa tecnologia de aperfeiçoamento, muito bom.
Mas esta tecnologia dará uma autonomia de até quantas horas após o apagão da concessionária?
Por quanto tempo tempo este sistema manterá a casa e os eletrodomesticos funcionando?
LEGAL, E SUPER INTERESSANTE A MATERIA, REALMENTE PODEMOS DESSA FORMA CRIAR UM SISTEMA DE REDE SEPARADO PARA O CLIENTE, SÓ NÃO CONSEGUI ENTENDER SE ESSE INVERSOR POSSUI SAIDA PARA BANCO DE BATERIAS, SERIA INTERESSANTE COM AS MATERIAS DEIXAR OS DATASHEET DOS EQUIPAMENTOS POSTADOS E PREVISÃO DELES NO MERCADO BRASILEIRO, OU SE JA ESTÃO COMERCIALIZADOS, VALEU PELO DESEMPENHO DO CANAL SOLAR NOS TRAZENDO SEMPRE NOVIDADES.
ENG. LAURO DA SUBSOLAR, JUNTOS SOMOS + FORTES…