No PVSyst é possível configurar um inversor com múltiplas entradas de MPPT. Os inversores podem ter entradas de MPPT equilibradas ou desequilibradas.
No primeiro caso as potências de entrada são idênticas. No segundo caso as entradas têm potências diferentes. Vamos realizar exemplos de projetos empregado dois tipos de inversores.
Caso 1
- Sistema de 9 kWp;
- 30 módulos JA Solar de 300 Wp;
- 1 inversor Fronius Symo 8.2-3-M (2 MPPTs equilibrados).
A figura a seguir ilustra a tela de configuração do projeto. No PVSyst a letra “M” distingue os inversores que possuem múltiplas entradas.
Na seção “Seleção do inversor” o software informa que o inversor escolhido tem 2 entradas de MPPT.
Vamos usar duas strings de 15 módulos, uma para cada entrada. Como as strings são idênticas, nenhum cuidado especial é necessário nesta simulação para a configuração do inversor.
É suficiente selecionar a opção “Utilize multi-MPPT” e definir “Nº. de entradas MPPT = 2”. Neste caso, as duas entradas são idênticas e o software realiza a simulação como se houvesse dois inversores idênticos, cada qual com metade da potência total.
Caso 2
- Sistema de 9 kWp;
- 30 módulos JA Solar de 300 Wp;
- 1 inversor Fronius Symo 10.0-3-M (2 MPPTs desequilibrados).
A figura a seguir ilustra a tela de configuração do projeto. No PVSyst a letra “M” distingue os inversores que possuem múltiplas entradas.
Na seção “Seleção do inversor” o software informa que o inversor escolhido tem 2 entradas de MPPT desequilibradas.
Neste exemplo, vamos distribuir 20 módulos na primeira entrada e 10 módulos na entrada secundária. Como as quantidades de strings em cada entrada são diferentes, é melhor separar o sistema fotovoltaico em dois sub-grupos (sub-arrays), como vemos nas figuras a seguir.
O sub-grupo “MPPT1”, com 20 módulos, está associado à entrada principal do inversor (de maior potência). No exemplo encontramos a mensagem “The inverter is slightly oversized” (o inversor está ligeiramente superdimensionado), que é apenas um alerta – isso acontece porque poderíamos usar um número maior de módulos nesta entrada, então ela está trabalhando com um pouco de folga.
O sub-grupo “MPPT2”, com 10 módulos, está associado à entrada secundária do inversor (de menor potência).
Caso 3
Uma terceira possibilidade neste tipo de simulação é juntar todas as entradas em uma só. Isso depende de um equipamento para outro e o fabricante deve ser consultado sobre esta possibilidade.
Invés de múltiplas entradas, usa-se o inversor como se tivesse apenas 1 MPPT, somando-se as potências das duas entradas.
Na figura abaixo, a entrada secundária do inversor é desabilitada, significando que as potências serão somadas em uma entrada única (eliminando o recurso de múltiplos MPPTs do inversor – o que pode ser útil em alguns projetos em que as duas entradas individuais não são necessárias).
O resultado da soma das potências (desabilitação da entrada secundária) é visto na figura abaixo. Neste caso, a potência total do inversor (10 kW) é disponibilizada integralmente na entrada principal.
Uma resposta
Olá Professor, nuncom inversor fronius de 10kw não balanceado e módulos de 500w.
Eu precisaria de 22 módulos. no PVSyst, o software me diz para colocar 13 módulos na entrada MPPT1 principal e 9 módulos no MPPT2 secundário.
é correto?
porque não posso
colocar a mesma quantidade de painéis por entradas mppt?