Em 2023, foram enviados 536 GWac em inversores fotovoltaicos no mundo, de acordo com o último relatório divulgado terça-feira (6) pela Wood Mackenzie. Segundo a consultoria, este montante representou uma alta de 56% em relação ao ano de 2022.
O relatório ainda aponta que os 10 principais fornecedores globais de inversores fotovoltaicos foram responsáveis por 81% do mercado global. A China foi responsável por mais da metade de todos os envios globais, já que a demanda solar do país dobrou em 2023.
Pelo nono ano consecutivo, a Huawei e a Sungrow continuaram a liderar o mercado, assumindo a primeira e a segunda posições, respectivamente. Juntas, as fabricantes possuem market share de mais de 50% do mercado global.
Na análise da Wood Mackenzie, a forte presença das duas empresas se dá, em grande parte, devido à popularidade de seus inversores em utility-scale.
“Em um setor que cresce tão rapidamente quanto o mercado de inversores fotovoltaicos, é notável que a Huawei e a Sungrow tenham conseguido expandir a capacidade de produção para manter sua participação de mercado ano após ano. Atrás dessas duas empresas, ainda vemos uma diversificação do mercado, com 11 outros fabricantes superando 10 GWac de envios em 2023”, pontuou Joseph Shangraw, pesquisador da Wood Mackenzie.
Em terceiro lugar no ranking, está a fabricante Solis. Este é o segundo ano consecutivo que a companhia ocupa a posição. Já a Sineng subiu quatro posições para o quarto lugar, impulsionada por um crescimento de 133% nos envios em 2023. Em seguida, aparece a fabricante Growatt.
No geral, nove dos 10 principais líderes de envios de inversores fotovoltaicos de 2023 são sediados na China, onde os fabricantes capitalizaram os investimentos nacionais em energia solar para atender à demanda doméstica e global.
Principais inversores fotovoltaicos na América do Norte e na Europa
O relaório aponta que a América do Norte e a Europa também experimentaram crescimento de dois dígitos no mercado de inversores fotovoltaicos.
Porém, tal crescimento esteve amplamente concentrado no setor de utility-scale, já que os fabricantes de inversores destinados a projetos residenciais enfrentaram crescimento mais lento da demanda e excesso de estoque devido à oferta excessiva a partir de 2022.
O mercado dos EUA foi liderado pelos fabricantes de inversores centrais Sungrow e Power Electronics, enquanto a Europa foi liderada pelos envios de inversores de string da Huawei, Sungrow e SMA.
Métricas de relatórios
A Wood Mackenzie esclarece que a classificação dos fornecedores é feita pela quantidade de envios em MWac. Apenas envios com receita reconhecida no ano do relatório são contados para a participação de mercado. Para mais detalhes clique aqui.
Para visualizar o ranking completo de envios dos principais fabricantes globais, bem como os rankings regionais e por categoria de produto, consulte o relatório “Global solar inverter and module-level power electronics market share 2024”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.