A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) suspendeu os reajustes tarifários que seriam aplicados a partir desta quarta-feira (8) pelas distribuidoras CPFL Paulista, Energisa Mato Grosso do Sul e e Energisa Mato Grosso. A suspensão é válida por 90 dias.
A medida foi anunciada na terça-feira (7) após as concessionárias solicitarem a postergação devido a pandemia do Covid-19. Com essa decisão, as empresas continuarão cobrando as atuais tarifas até 30 de junho deste ano.
A diferença nas receitas serão ajustadas e consideradas nos pŕoximos processos tarifários das distribuidoras. As contribuições das empresas à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), neste mesmo período, foram reduzidas do valor deferido, devendo ser repostas à conta no segundo semestre deste ano.
Como fica
O reajuste da CPFL Paulista, que vai ser aplicado a partir de 30 de junho, será de 5,17% para consumidores de baixa tensão. Já para os consumidores de alta tensão, o reajuste será de 6,72%.
Para os consumidores da Energisa MS, o reajuste será de 6,93% na alta tensão e de 6,89% na baixa tensão. Já para os consumidores da Energisa MT, o aumento das tarifas será de 2,40% para os consumidores de baixa tensão e para os de alta tensão será de 2,65%.