A Petrobras planeja a instalação de uma usina solar de 11 MW na Regap (Refinaria Gabriel Passos), localizada em Betim (MG). A planta deve suprir 80% da necessidade de energia da refinaria.
O anúncio do projeto foi feito pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, durante evento na Federação das Indústrias de Minas Gerais.
Segundo Prates, a implantação da usina solar integra o processo de modernização da refinaria e do aumento da capacidade de refino, estimado em US$ 2,6 bilhões até 2027.
A Refinaria Gabriel Passos foi inaugurada em 30 de março de 1968, com capacidade atual de 170 mil barris por dia. Com a modernização, é estimado a ampliação da capacidade atual para 200 mil barris por dia, na primeira fase da modernização, e na segunda etapa para 240 mil barris por dia.
Atualmente, atende grande parte do mercado mineiro e, eventualmente, o mercado do Espírito Santo.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
2 respostas
Bom dia Ericka Araújo, você tem alguma informação sobre a dificuldade da distribuidora ENEL de conectar as unsinas solar que fornecem energia solar através de compartilhamento, conhecida como Energia Solar por Assinatura, aqui no Rio de Janeiro?
Obrigado.
Parabéns a nova gestão dessa grandiosa empresa. Vimos recentemente que nos estados onde houve privatização das refinarias, o valor do produto final ao consumidor aumentou consideravelmente. O que prova que PRIVATIZAR FAZ MAL AO BRASIL.