Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Reino Unido será o primeiro país a abrir mão do carvão – Canal Solar

Reino Unido será o primeiro país a abrir mão do carvão

Usina Ratcliffe-on-Soar, a última do país fecha nesta segunda-feira (30)
Reino Unido é o primeiro país a abrir mão do carvão
Usina Ratcliffe-on-Soar, no Reino Unido. Foto: Alan Murray-Rust, Wikimedia/Reprodução

O Reino Unido realiza o fechamento, nesta segunda-feira (30), da sua última usina de produção de carvão, a Uniper’s Ratcliffe-on-Soar, em Midlands, na Inglaterra. Com isso, se torna o primeiro do G7 a abandonar a produção de energia a carvão após mais de 140 anos de uso do combustível fóssil mais poluente.

Em 2015, quando o Reino Unido anunciou planos de fechar usinas a carvão dentro da década seguinte, a dependência elétrica do carvão era de 30%. Em 2023, este número caiu para pouco mais de 1%.

Com os cortes no carvão, as emissões de gases de efeito estufa do Reino Unido caíram mais da metade desde 1990. Agora, a meta do país é atingir a Net Zero, emissões líquidas zero, até 2050.

Isso exigirá o aumento de energias renováveis como solar e eólica. De acordo com Michael Shanks, ministro da energia, “a era do carvão pode estar acabando, mas uma nova era de bons empregos na área de energia para nosso país está apenas começando”.

Segundo os dados mais recentes da IEA (Agência Internacional de Energia), o carvão tem uma participação de 26,78% da matriz elétrica mundial. Chegando ao recorde de 8,53 bilhões de toneladas queimadas em 2023.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Com informações da Reuters

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.