A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), publicou o relatório do projeto estratégico n° 21/2016 do PDI (Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) apresentando os resultados dos 20 projetos que foram concluídos até 31 de março deste ano para a inserção de sistemas de armazenamento e energia no setor elétrico brasileiro.
A Chamada nº 21/2016 teve como objetivo antecipar os movimentos do mercado para evitar os riscos da adesão de tecnologias e sistemas de armazenamento de energia no Brasil.
O relatório traz informações sobre a Chamada, produtos patenteados e sugestões comerciais e regulatórias, seguido pelo resumo de cada projeto, e por último com as considerações finais.
Ao todo, foram 13 empresas: Amazonas Energia; Cemig-D; Cesp/Auren; Copel-D; CPFL; Enel CE; Energisa MS; Engie; Furnas; Isa CTEEP; Neoenergia PE; Petrobras e RGE envolvidas em 21 projetos, por 10 estados do Brasil. Porém, um deles segue em atraso.
Os projetos utilizaram diferentes tecnologias de armazenamento visando a sustentabilidade e eficiência, testando baterias e hidrogênio, realizando estudos sobre o reuso de baterias, inversores fotovoltaicos e a criação de um sistema de armazenamento móvel para ajudar em emergências da rede elétrica.
O relatório pode ser acessado através do acervo da Biblioteca ANEEL
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.