O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) se reuniu, nesta quarta-feira (5), para avaliar as condições do suprimento de energia no sistema elétrico brasileiro.
Um dos destaques da reunião foi o levantamento do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) que mostrou que o mês de março finalizou com os melhores níveis de armazenamento do SIN (Sistema Interligado Nacional) da última década.
Foram verificados armazenamentos equivalentes de 83,1%, 82,9%, 91,4% e 97,7% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, no mês passado. Ao todo, o armazenamento médio ao final do mês foi de 85,3%.
Segundo representantes do comitê, este cenário proporcionou um melhor aproveitamento dos excedentes hidrelétricos, permitindo a exportação de energia para Argentina, de 1.138 MWmédios, e Uruguai, de 482 MWmédios, sem que ocorram eventuais problemas ao país.
O documento do ONS informou ainda que a NOAA (Agência Norte-Americana dos Oceanos e Atmosfera) decretou, em março, o fim do fenômeno La Niña e que há um indicativo de que o fenômeno El Niño se estabeleça no segundo semestre de 2023, o que normalmente aumenta a precipitação na região Sul.