No período entre janeiro e junho de 2023, fomos testemunhas de uma revolução, onde a redução de 15% no tempo do retorno de investimento para instalações residenciais locais se destacou como um divisor de águas.
Tendo em mente que os sistemas residenciais e comerciais são os mais vendidos, representando grande parte da potência adicionada na microgeração, é essencial que o integrador seja capaz de informar o cliente sobre o quanto ainda é muito vantajoso financeiramente adquirir um sistema fotovoltaico.
Neste artigo, compartilho com vocês o quanto a redução do payback foi expressiva em 2023, e como isso pode ser uma oportunidade de novos fechamentos de venda.
A queda do CAPEX
O CAPEX é o custo de capital associado à compra dos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico. Ou seja: inclui módulos, inversores, otimizadores, equipamentos de proteção, estruturas, cabos, e também toda a matéria-prima.
Ainda em 2023, em comparação com o mês de janeiro, vivenciamos a queda no preço de diversos insumos:
- Queda de 46% no preço do polissilício;
- Queda de 12% no preço do aço;
- Queda de 41% no preço do lítio.
Assim, a diminuição dos preços dos equipamentos fotovoltaicos foi o catalisador principal para esta mudança positiva.
Mais artigos de Gustavo Tegon
-
Como parar de vender preço na energia solar?
-
Quando as objeções vêm do vendedor, e não do cliente
-
Parcerias estratégicas: potencializando as vendas de energia solar
Retorno sob investimento cada vez mais rápido
No contexto da GD (geração distribuída) no Brasil, as conexões realizadas após 7 de janeiro, durante o segundo período de transição das regras de compensação (GD II), foram especialmente beneficiadas. Veja alguns dados que falam por si:
- Residências: O retorno do investimento reduziu de uma faixa de 3,8 a 5,7 anos em janeiro para 3,1 a 4,8 anos em junho;
- Comércios: O payback variou de 3,3 a 4,8 anos em janeiro, atingindo uma faixa de 2,4 a 3,7 anos em junho;
- Indústrias: Conexões industriais viram uma queda de 4,5 a 7,2 anos para 4,0 a 6,3 anos.
A magia da queda de preços
Além de poder argumentar que o sistema vai “se pagar” em poucos anos, as quedas impressionantes dos preços dos sistemas fotovoltaicos também representam um enorme atrativo de venda. A queda foi de 17% em junho, impulsionada pela redução nos preços dos painéis solares, desvalorização do dólar e alto nível de estocagem dos distribuidores de equipamentos.
Este é o momento ideal para usar gatilhos de urgência, afinal, não se sabe até quando a queda nos preços de insumos essenciais vai durar. Comunique essa janela de oportunidade única e destaque a imprevisibilidade quanto à estabilidade dos preços.
Inspire o cliente sobre as possibilidades do retorno sob investimento
Uma parte importante do papel do vendedor é ser capaz de fazer o cliente entender o valor da compra, para além do valor econômico. Por mais que aqui eu esteja falando da vantagem em relação aos preços, é preciso focar no que o retorno sob investimento realmente significa para o cliente.
No caso de um cliente de instalação residencial, mostre o quanto a recuperação rápida do investimento pode significar uma economia que impulsionará outros sonhos. Ou seja, com o investimento recuperado e começando a render uma economia significativa, é possível economizar para uma viagem, um curso, uma realização de um sonho.
Para o cliente que é comerciante, vale argumentar que a economia significativa nas contas de energia pode ser também uma vantagem competitiva. Afinal, além de poder investir mais no próprio negócio, a empresa causará uma impressão positiva para o público que se importa com a sustentabilidade.
Para ambos os perfis, existe um argumento muito forte que não deve ser deixado de lado: a conta de energia elétrica nunca deixará de subir. Sempre que for possível, vale comparar o quanto a energia solar é um investimento que está competindo com um gasto que tende apenas a aumentar. Se o cliente pode adquirir um sistema, não há razão para se manter na energia elétrica tradicional.
Transformando desafios em oportunidades
Diante deste cenário, é crucial aproveitarmos a oportunidade que se apresenta. A evolução constante do setor solar não apenas torna a energia sustentável mais acessível, mas também contribui para a redução da pegada de carbono.
Em última análise, o retorno de investimento não é apenas uma métrica financeira e um atrativo comercial. É um investimento em um amanhã mais sustentável. À medida que continuamos a moldar o cenário energético, lembramo-nos de que cada conexão solar é mais do que cabos e painéis – é um passo significativo em direção a um mundo onde a energia limpa não é apenas uma escolha, mas a única escolha sensata.
Estamos no limiar de uma era onde a revolução solar não é mais uma visão, mas uma realidade palpável. A pergunta não é mais se devemos investir em energia solar, mas sim quanto mais podemos contribuir para esta onda imparável de transformação.
Unidos, somos os arquitetos de um futuro onde a energia solar não é apenas uma opção; é a força propulsora que impulsiona a humanidade em direção a horizontes mais brilhantes!
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.