A fabricante de módulos fotovoltaicos Risen Energy iniciará, em janeiro de 2022, a produção em larga escala dos painéis de 660 W nas versões mono e bifacial. A informação foi dada ao Canal Solar por Ricardo Marchezini, country manager da companhia, durante a Intersolar South America 2021.
Durante os três dias de evento, a empresa exibiu seu portfólio de módulos, que teve como destaque a placa de 700 W, que possui tecnologia N-type. “A evolução tecnológica dos painéis está crescendo muito. E nós, no caso, estamos acompanhando o mercado”, disse Marchezini.
Segundo ele, este equipamento possui eficiência de 22,5%, mede 2384 x 1303 x 35 mm e pesa 35 kg. Ademais, é baseado em células monocristalinas de 210 mm com tecnologia tipo N, com barramentos múltiplos (multi-busbar) e design de meio corte (half cell).
Outra característica é que o painel tem tensão de circuito aberto (Voc) de 47,17 V, corrente de curto-circuito (Isc) de 18,53 A, tensão em potência máxima (Vmp) de 39,64 V e corrente em potência máxima (Imp) de 17,68 A. De acordo com o executivo, o produto estará disponível também para o ano que vem, provavelmente para o segundo semestre.
Baterias
Outro ponto ressaltado pelo country manager da Risen é que a empresa conta em seu portfólio com soluções de armazenamento de energia. “Para o mercado nacional, temos módulos mono e bifaciais, de baixa e alta potência e também a parte de baterias”.
“Para alguns talvez seja novidade, mas temos há um bom tempo, quatro, cinco anos. Temos banco de baterias para residências, comércios, indústrias e utilities. Hoje possuímos diversos projetos, não só em fabricação, como em operação. Temos em fabricação, por exemplo, um projeto de banco de baterias de utilities de aproximadamente 200 MWh”, comentou.