A Heineken instalou no Parque Olímpico do Rock in Rio Brasil 2022 uma usina fotovoltaica para abastecer as ativações da marca durante o festival.
A iniciativa faz parte da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City e integra a meta de abastecimento de energia verde da empresa.
Desenvolvida pela M.O.E (My Own Energy), o sistema de 111 kWp é composto por 206 painéis solares – que estão garantindo o funcionamento do bar próximo ao Palco NDO, as Beer Stations e a Tirolesa.
As placas estão distribuídas em dois pontos: o primeiro é fixo e fica no telhado de uma das arenas, e o segundo é uma instalação móvel, localizada no chão do velódromo.
Após o Rock in Rio, os módulos móveis serão realocados e ficarão junto com as placas fixas da arena, formando a miniusina da Heineken, que será entregue pela marca ao Parque Olímpico, como legado.
Essa geração, segundo a empresa, será usada para complementar a demanda de energia utilizada no local, contribuindo para a comunidade e reforçando o compromisso da Heineken com cidades mais verdes.
Ao todo, a utilização da estrutura contribuirá para a redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 durante 25 anos, o tempo médio de duração dos painéis.
“É com muito orgulho que conseguimos viabilizar a produção de energia renovável dentro do Parque Olímpico, dando continuidade à jornada de incentivar a reflexão sobre sustentabilidade em espaços culturais, através da nossa plataforma Green Your City”, comentou Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken no Brasil.
“Para a Heineken, poder colaborar com a realização de festivais mais verdes é muito importante. O nosso papel é atuar como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia”, destacou.
Sobre a Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços
urbanos.
Para seu lançamento, em novembro de 2021, a marca iluminou três capitais do país — SP, RJ e BH – com energia verde. “A iluminação é uma celebração aos nossos compromissos sustentáveis, e ainda uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja”, afirmaram.
Soluções renováveis da Heineken
Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023 em Jacareí (SP). Além da produção, a companhia também anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes.
Recentemente, a Heineken comunicou suas quatro grandes metas de sustentabilidade até 2030:
- Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030;
- Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030;
- Micro Florestas: em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
- Consumo Consciente: cesde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo consciente. “O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos”, enfatizaram.