RS se torna o 3° estado brasileiro a atingir 1 GW em GD solar 

Expectativa do setor é que novos estados também atingiam a marca nos próximos meses
Rio Grande do Sul se junta aos estados de Minas Gerais e São Paulo, que já tinham a Gd solar
Rio Grande do Sul se junta a Minas Gerais e São Paulo, que atingiram a marca em 2021. Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul se tornou o 3° estado brasileiro a atingir a marca de 1 GW de potência instalada em GD (geração distribuída) solar, segundo informações apuradas pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A unidade federativa se junta aos estados de Minas Gerais e São Paulo, que já tinham atingido a marca em 2021. Ao todo, os municípios gaúchos contam com mais de 131,1 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 104 mil usinas fotovoltaicas instaladas em todos os 497 municípios.

No mesmo período do ano passado, quando o estado sequer havia atingido a marca de 0,6 GW, eram 64,2 mil UCs e 52,1 mil sistemas instalados em residências, zonas rurais, empresas, estabelecimentos comerciais e sedes do poder público da região.

Na avaliação de Gustavo Tegon, co-fundador da Esfera Solar, ter mais um estado brasileiro atingindo 1 GW em GD solar comprova o crescimento do setor nos últimos anos. “É mais um indicativo que comprova que a energia solar é uma fonte democrática e que cabe no bolso de todos os brasileiros. Esperamos que, nos próximos meses, alguns estados do Centro-Oeste, Nordeste e Norte também consigam atingir esse marco (de 1 GW)”, disse ele.

Antes considerada como uma ferramenta para reduzir custos em grandes estabelecimentos comerciais ou construções de grande porte, a energia solar passou a ser instalada em empreendimentos residenciais, comerciais, propriedades rurais e muitos outros, podendo ser instalada com menor preço e maior facilidade de financiamento.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.