Bankability ou bancabilidade é uma classificação na qual os diversos agentes financeiros podem avaliar a escala de risco na hora de aportar dinheiro em empresas e projetos.
A análise de bancabilidade é feita a partir de diferentes parâmetros e mostra indicadores financeiros da empresa que comprovam se a empresa tem saúde financeira, se pode honrar com os compromissos em um determinado prazo e se é uma empresa de alta lucratividade.
Todos esses indicadores mostram aos investidores quão sólida é uma empresa e também ajudam a melhorar a oferta de crédito e juros nas operações.
Bankability e o setor de energia solar
No mercado de energia solar a bankability é algo ainda mais importante e profundo. Dentre os fabricantes de equipamentos, sejam eles de módulos ou inversores, é de suma importância se ater a esse Indicador, por isso a PVTech faz um estudo envolvendo dados financeiros e capacidade de produção, trazendo uma escala entre C (alto risco) e AAA (alta lucratividade, o famoso triple A).
Essa classificação ajuda, e muito, a indústria solar a trazer garantias para seus investidores em diversos aspectos. Primeiramente, a bancabilidade diz se a empresa consegue entregar o pedido acordado, garantindo o planejamento financeiro do projeto.
Em segundo lugar, a bancabilidade garante aos grandes projetos boas negociações de crédito. Em terceiro e último lugar, o mais importante: a bancabilidade atesta a capacidade da empresa de atender as garantias dos equipamentos.
Essa última é muito particular do segmento solar, pois os projetos empregam equipamentos com expectativa de vida de 25 a 30 anos.
Para um investidor é de suma importância ter a confiança de que seu fornecedor tem condições de manter suas operações saudáveis e lucrativas nesse período.
Bankability cada vez mais vai se tornar um fator crucial para as negociações no Brasil, uma vez que a expansão de grandes usinas vem crescendo muito no mercado e também o aumento de investidores envolvidos no mercado de energias renováveis.
Tudo isso aliado com a instabilidade econômica global faz com que seja cada vez mais importante olhar para outras variáveis e não somente para o CAPEX dos projetos.