São Paulo, Pará e Bahia lideram procura por financiamento de energia solar

Mapeamento publicado pelo Meu Financiamento Solar leva em consideração os números do primeiro trimestre de 2024
São Paulo, Pará e Bahia lideram procura por financiamento de energia solar
Imagem: Critéria Energia Solar/Reprodução

Os consumidores dos estados de São Paulo, Pará e Bahia são os que lideram a busca por crédito para implantação de sistemas solares em telhados e pequenos terrenos, aponta um levantamento do Meu Financiamento Solar, divulgado nesta quarta-feira (12). 

Segundo o mapeamento, os municípios paulistas representam 14,4% do total de pedidos de financiamentos na plataforma para instalação de painéis fotovoltaicos no primeiro trimestre deste ano. Em seguida, aparece o Pará e a Bahia, com 10,7% e 9,3%, respectivamente.  

São Paulo, inclusive, é o estado com maior protagonismo na produção de energia solar do Brasil, sendo o que possui a maior potência instalada em geração própria em telhados, pequenos negócios e terrenos. 

Segundo dados recentes da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a região possui mais de 3,9 GW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

O estado também possui mais de 412 mil conexões operacionais, espalhadas por 645 municípios, ou 100% das cidades paulistas. Atualmente, são mais de 486 mil consumidores que já contam com redução na conta de luz em São Paulo.   

Já o Pará possui mais de 106 mil consumidores abastecidos pela geração própria solar, com mais de 82 mil conexões operacionais da fonte fotovoltaica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por 143 cidades, ou 99,3% dos 144 municípios paraenses.

No caso da Bahia, o estado possui mais de 1,2 GW de potência instalada em mais de 145 mil conexões operacionais, espalhadas por 417 cidades, ou 100% dos municípios. Atualmente, são mais de 229 mil consumidores baianos com o uso da tecnologia fotovoltaica.

Para Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, a energia solar tem se mostrado uma fonte cada vez mais acessível a todos os perfis de consumidores, tendo nas ofertas de crédito um fator determinante de democratização da tecnologia junto aos consumidores brasileiros.

“O crescimento exponencial do uso da energia solar em residências, empresas e propriedades rurais, sobretudo nos últimos dois anos, está ligado às soluções cada vez mais simplificadas de financiamento, bem como à queda no preço do kit solar e às altas tarifas de energia elétrica no Brasil”, disse a executiva.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.