O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou, nesta quarta-feira (4), que a Hidrelétrica de Santo Antônio precisou paralisar parte de suas unidades geradoras por causa da falta de chuvas que atinge a região do Rio Madeira, entre os estados de Rondônia e Amazonas.
Ao Canal Solar, o órgão informou que 43 das 50 turbinas da usina estão paralisadas no momento. Ou seja, apenas sete unidades geradoras estão em pleno funcionamento.
A hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores do Brasil, com capacidade instalada de 3.568 MW, sendo suficiente para abastecer até 45 milhões de pessoas.
Em nota, a Eletrobras, empresa que controla o empreendimento, destaca que precisou paralisar as unidades geradoras da usina localizadas na margem esquerda e no leito do Rio Madeira, uma vez que as mesas atingiram limites operacionais.
“A manobra permitiu manter a geração de energia concentrada em sete unidades geradoras localizadas no grupo Gerador 1, na margem direita do rio, que estão sincronizadas no setor de 500 kV da usina”, diz o comunicado.
No momento, com vazões próximas a mínimas históricas (2.700 m³/s) e geração efetiva de aproximadamente 490 MWm, a usina segue em operação sem que haja uma previsão de parada total da geração.
“Porém, por ser uma usina a fio d’água, que opera de acordo com o comportamento hidrológico do rio, caso haja uma diminuição muito maior nas vazões, pode ser necessária esta medida (paralisação por completo da usina)”, informa a Eletrobras.
Tempo seco
Conforme noticiado pelo Canal Solar, o Brasil vai enfrentar uma onda de calor sem precedentes em setembro, com temperaturas recordes sendo registradas em diversos estados, segundo alertas emitidos nesta semana pelas principais instituições de meteorologia do país.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do país, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso.
O Climatempo, por sua vez, destaca que o Brasil passará por uma das ondas de calor mais intensas já registradas, enquanto que a MetSul Meteorologia pontua que a situação é de elevado perigo e demandará atenção das autoridades em todo Brasil.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.