Sistema de irrigação com energia solar beneficia agricultores do DF

Projeto visa contribuir para que os produtores rurais não dependam mais da chuva para cultivar alimentos
09-02-2021-canal-solar-Sistema de irrigação com energia solar beneficia agricultores do DF

Não depender mais da chuva para cultivar alimentos. Este é o principal objetivo do setor público do Distrito Federal, que implementou um projeto de eficiência energética para beneficiar agricultores da região do Paranoá.

A iniciativa, realizada pela Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal), em parceria com a Secretaria de Agricultura, beneficiará os produtores rurais do assentamento Estrela da Lua com um sistema de irrigação que utiliza energia solar.

Desde janeiro deste ano, o local começou a receber a instalação de um complexo sistema de condução que, ao captar a energia do sol, leva a água até os tanques e caixas, viabilizando a produção agrícola.

Segundo a Secretaria de Agricultura, esse é o primeiro projeto fotovoltaico instalado em um assentamento no DF. “O sistema é tudo para a gente. Sem água não temos como produzir. Vi minha plantação inteira morrer no final do ano por acabar a água. Sem ela a gente não vive, não trabalha, não produz”, disse Marizângela de Fátima da Silva Reis, agricultora da gleba 01 do assentamento.

“Chorei vendo meu plantio secar, morrer de sede. Agora vai ser diferente e poderemos aumentar nossa produção”, ressaltou. 

Sistema de irrigação com energia solar beneficia agricultores do DF
Água chegará às propriedades e beneficiará os produtores rurais

Sete glebas, além de uma área comunitária de cultivo, serão beneficiadas. Cada propriedade tem 2,5 hectares (25 mil m²) e a área coletiva possui 5,73 hectares (57,3 mil m²).

De acordo com o geógrafo Tupac Petrillo, que coordena o programa fotovoltaico da Emater-DF, além de resolver a questão da irrigação da comunidade, o sistema vai atenuar a falta de energia no assentamento. 

“Para 2021, temos projetos para instalação de módulos solares nos escritórios da Emater-DF e em escolas do DF, que além de reduzir a conta de energia e aumentar a pegada de carbono, é uma ação sustentável vinculada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Ademais, contribuirá para que cada escritório e escola contemplados tornem-se unidades demonstrativas e áreas de treinamento de fotovoltaica”, contou Petrillo.

Denise Fonseca, presidente da Emater-DF, comentou que o sistema de energia solar vai reduzir a dependência do assentamento à irrigação, melhorando as condições de vida da comunidade. “Sem água não há agricultura, não há comida na mesa, não há oportunidades”.

O programa realizado no assentamento Estrela da Lua foi desenvolvido por meio de emenda parlamentar da deputada distrital Arlete Sampaio (PT). “Essa emenda transformou o sonho em realidade”, destacou o agricultor Claudionor Pereira, uma das lideranças do assentamento.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.