Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos Solar lidera crescimento da produção de energia nos países da OCDE – Canal Solar

Solar lidera crescimento da produção de energia nos países da OCDE

Geração fotovoltaica obteve aumento de 19,7%, aponta relatório mensal da IEA
Solar lidera crescimento da produção de energia nos países da OCDE
Energia solar segue batendo recordes no mundo. Foto: Freepik

Nos países-membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), a produção líquida total de eletricidade foi de 854,4 TWh em maio de 2024, um aumento de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. É o que apontou as Estatísticas Mensais de Eletricidade da IEA (Agência Internacional de Energia). 

Esse aumento geral foi liderado pela forte geração de fontes renováveis (+6,6% a/a), impulsionada principalmente pela energia solar, que aumentou 19,7% a/a e, em menor grau, pela energia eólica (+5,8% a/a). 

A geração de energia hidrelétrica permaneceu em linha com os níveis do ano anterior (-0,2% a/a), já que a menor produção na OCDE Américas (-11,6% a/a) e na OCDE Ásia-Oceania (-9,3% a/a) foi compensada por uma recuperação significativa na OCDE Europa (+16,8% a/a). 

A participação de fontes renováveis no mix de eletricidade da OCDE se fixou em 39,4%, um ponto percentual a mais do que em maio de 2023. Já a produção de eletricidade a partir de fontes fósseis cresceu marginalmente 0,5% em relação ao ano anterior.

Gráfico: IEA

Segundo a IEA, a redução na geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis na OCDE Europa (-11,4% a/a) e na OCDE Ásia-Oceania (-5,5% a/a) foi compensada por um aumento significativo na OCDE Américas (+6,6% a/a). Nessa região, o salto na produção de energia baseada em combustíveis fósseis resultou principalmente da maior dependência de usinas a gás natural (+6,9% a/a). 

No geral, os combustíveis fósseis forneceram 43,4% da geração total de eletricidade da OCDE em maio de 2024, uma queda de 1,4 ponto percentual em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Destaque do mês

Na OCDE Europa , a eletricidade líquida total atingiu 266,4 TWh em maio de 2024, marcando um aumento de 3% em comparação a maio de 2023. Apesar de um declínio na produção de energia a partir de combustíveis fósseis (-11,4% a/a), essa diminuição foi compensada pelo crescimento significativo na produção de eletricidade a partir de fontes renováveis (+9,6% a/a) e nuclear (+5,5% a/a). 

O aumento nas renováveis foi impulsionado principalmente pelo aumento na produção da solar (+18,3% a/a) e hidrelétrica (+16,8% a/a). A geração fotovoltaica atingiu uma participação recorde de 14,9% na matriz elétrica, enquanto a energia hidrelétrica se recuperou das condições de seca que reduziram significativamente a produção no ano anterior.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.