O SolarUnit é um produto da DAH Solar que reúne as vantagens de um módulo fotovoltaico de alta tecnologia e os benefícios dos microinversores.
O módulo fotovoltaico com microinversor integrado é um produto de fácil instalação, que alia simplicidade e segurança ao evitar o uso de cabos e conectores para as conexões dos módulos fotovoltaicos.
Na prática, o SolarUnit é como um módulo fotovoltaico com saída em corrente alternada, pronto para ser conectado à rede elétrica. Segundo a fabricante, é o primeiro sistema fotovoltaico integrado do mundo.
A Figura 2 mostra o modo de conexão dos módulos SolarUnit ao barramento de corrente alternada.
O barramento é formado por um cabo tronco fornecido pelo próprio fabricante. O cabo tronco possui conectores de derivação espaçados de modo a permitir a conexão sequencial e o paralelismo elétrico de diversas unidades SolarUnit.
Esse tipo de solução, com módulos fotovoltaicos integrados com microinversores, permite uma flexibilidade muito grande nos projetos de sistemas fotovoltaicos, especialmente nos clientes residenciais.
A Figura 3 ilustra uma situação em que a solução de módulo fotovoltaico com microinversor integrado é muito atraente.
Com esse tipo de solução é possível alcançar grande flexibilidade para os projetos, uma vez que é possível a instalação de módulos fotovoltaicos em diferentes orientações e com ângulos de inclinação distintos, acompanhando os desenhos dos telhados.
Outra vantagem, além da facilidade e da flexibilidade de instalação do SolarUnit, é a imunidade às sombras. Cada módulo fotovoltaico, por ter um microinversor integrado, possui seu próprio sistema de MPPT (rastreamento do ponto de máxima potência), o que elimina o problema do sombreamento parcial que ocorre nas tradicionais strings de módulos fotovoltaicos.
Não bastassem as vantagens de um módulo fotovoltaico com microinversor integrado, o SolarUnit ainda apresenta características de última geração, com o emprego da tecnologia full-screen e das células tripartidas (cortadas em três partes iguais).
A tecnologia full-screen consiste na fabricação do módulo com uma moldura perfeitamente integrada ao seu corpo, sem desnível entre a moldura e a superfície do vidro na parte frontal. Ou seja, um design frontal sem moldura e sem diferença de altura entre módulo e moldura.
Isso facilita o escorrimento da água sobre a superfície frontal do módulo e evita o acúmulo de sujeira, aumentando a geração de energia.
Quanto à tecnologia de células tripartidas, esta é uma inovação tecnológica que, no lugar de células de grandes dimensões, emprega células fragmentadas em três partes.
O uso de células tripartidas confere ao fabricante mais flexibilidade no dimensionamento do produto e possibilita o aumento da eficiência, uma vez que as células de menor área fornecem corrente elétrica de menor intensidade, reduzindo as perdas de energia internas.
A DAH ainda oferece uma ECU (energy communication unit), que é um módulo que faz a comunicação com os microinversores através do sistema PLC (power line communication), que emprega o próprio cabo de energia para trocar informações.
A ECU realiza o monitoramento da geração de energia dos módulos e permite o monitoramento remoto da planta fotovoltaica, além de permitir o desligamento do sistema fotovoltaico com o aperto de apenas um botão.
Tabela com as características técnicas do módulo fotovoltaico SolarUnit com microinversor integrado.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.
5 respostas
Boa, para nós integradores já percebemos que diminuiu bastante a mão de obra, o custo só vendo nos revendedores
A idéia é sensacional, muitos diferenciais num único produto. Parabéns a DAH.
Muito bem! Parabéns a DAH.
gostei vai ajudar muito no projetos
Olá, qual distribuidora irá distribuir aqui no Brasil esses novos painéis da DaHSolar.