Sudeste e Centro-Oeste já têm GD solar em todos os municípios

Em todo o Brasil, menos de 50 cidades ainda não possuem nenhum sistema FV instalado no segmento
Sudeste e Centro-Oeste já tem GD solar em 100% de seus municípios
Rio de Janeiro é o município com mais sistemas instalados na região Sudeste. Foto: Reprodução/Solarenergy

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil já contam com ao menos um sistema de energia solar instalado no segmento de GD (geração distribuída) em todos os seus respectivos municípios. 

É o que aponta um levantamento realizado pelo Canal Solar, com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Na região Sudeste – conhecida por sua força econômica e suas grandes cidades – estão localizados os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que somam mais de 572,5 mil conexões em 1.668 cidades. 

A capital carioca é a que registra o maior volume de conexões (14.977), seguida por Uberlândia (MG); Belo Horizonte (ME) e São Paulo (SP), com 12.102; 8545 e 8.066 sistemas, respectivamente.  

As cidades da região Sudeste com menor quantidade de sistemas instalados têm todas elas apenas uma conexão realizada até o momento. São elas: Arapeí (SP); Barra do Chapéu (SP); Iporanga (SP); Itapirapuã Paulista (SP) e São Sebastião do Rio Preto (MG).

Já os números da região Centro-Oeste, formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, contam hoje com 196,5 mil sistemas fotovoltaicos instalados em 466 cidades. 

Na região, enquanto Campo Grande (MS); Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Goiânia (GO) são os municípios com mais sistemas acoplados à rede de transmissão, a localidade de Buritinópolis (GO) é a que apresenta a menor quantidade, com apenas dois sistemas. 

De acordo com a ANEEL, em Campo Grande já são pouco mais de 16 mil sistemas instalados. Já Cuiabá, Brasília e Goiânia possuem 14.614; 12.050 e 11.534 conexões, respectivamente. 

Distribuição por regiões

Os números da ANEEL mostram que o território brasileiro possui 5.569 municípios, dos quais 48 ainda não usufruem dos benefícios da fonte solar no segmento de GD

Números da energia solar no segmento de GD nas cinco regiões do Brasil. Foto: Canal Solar

Além das regiões Sudeste e Centro-Oeste, a região Sul é a que mais se aproxima de ter 100% de seus municípios com ao menos um sistema solar no segmento de micro e minigeração distribuída. 

Atualmente, apenas duas das 1.191 cidades ainda não possuem conexões: Matos Costa e Balneário Rincão, ambas no estado de Santa Catarina. 

No Nordeste, 11 dos 1.794 municípios não possuem sistemas fotovoltaicos instalados. Destas, quatro estão no Piauí; três no Maranhão, duas na Paraíba; uma no Rio Grande do Norte e mais uma no Sergipe. 

Já a região Norte é a que apresenta os números menos positivos da GD solar no Brasil, com 35 municípios sem energia solar no segmento de micro e minigeração distribuída. O destaque negativo fica por conta do Amazonas, que ainda tem 24 cidades sem o uso da fonte.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.