O inversor Sunny Tripower X da SMA já está disponível no mercado para pré-venda em quatro opções de potência (12 kW, 15 kW, 20 kW e 25 kW). Segundo a fabricante, o produto chegará ao Brasil a partir do segundo semestre.
O equipamento trifásico combina a geração de energia solar de última geração com os recursos do SMA Data Manager M com tecnologia ennexOS – sistema de monitoramento e controle para usinas fotovoltaicas descentralizadas de grande escala até 2,5 MVA com até 50 dispositivos.
Segundo a fabricante, em sistemas de energia comerciais com potências de até 135 kW, o Sunny Tripower X é responsável pelo monitoramento, gerenciamento e controle da potência de até cinco inversores compatíveis com a rede.
Ainda de acordo com a empresa, o inversor realiza o gerenciamento de sistemas de armazenamento em baterias e cargas. “Com o Sunny Tripower X, a SMA alcançou mais um marco para o uso sustentável da energia solar, acessível para empresas e residências”, disse Nick Morbach, vice-presidente executivo da unidade de negócios comerciais e industriais da SMA.
Leia mais
Portaria do Inmetro regulamenta inversores híbridos no Brasil
Como saber se um equipamento está homologado no INMETRO?
“Graças à integração das funções de gerenciamento de energia no inversor fotovoltaico, agora é mais fácil do que nunca implementar, gerenciar e monitorar sistemas de energia. Isso facilita ainda mais a vida dos usuários, que podem interconectar sistemas de armazenamento em baterias e soluções de carregamento para veículos elétricos com a geração de energia solar e se beneficiar com os diferentes modelos de negócios no mercado de energia”, acrescentou Morbach.
Características do Sunny Tripower X
De acordo com a SMA, o Sunny Tripower X permite a relação de potência CC/CA do gerador fotovoltaico em até 150% e oferece máxima flexibilidade de design com três rastreadores MPP independentes e seis entradas de strings.
Ademais, a companhia informou que a corrente de entrada de até 24 amperes por MPPT significa que módulos fotovoltaicos cada vez mais potentes podem ser implantados. Além disso, a fabricante afirmou que o AFCI (detector e interruptor de arcos em série) SMA ArcFix garante a máxima segurança do sistema, enquanto o software SMA ShadeFix integrado maximiza o rendimento da energia, mesmo com sombras leves.