Sunova apresenta ao mercado seus painéis TOPCon e HJT

Os novos módulos apresentam melhor desempenho e maior eficiência, em comparação aos anteriores
Canal Solar Sunova apresenta ao mercado seus painéis TOPCon e HJT
A exibição dos novos produtos foi realizada durante a Intersolar Europa

A fabricante Sunova lançou neste mês quatro módulos fotovoltaicos, incluindo dois com tecnologia de células TOPCon e HJT da próxima geração. Segundo a companhia, os novos painéis contam com melhor desempenho e maior eficiência.

A exibição dos novos produtos foi realizada durante a Intersolar Europa, maior evento do setor de energia solar, que abordou temas ligados à transição climática, soluções e tecnologias focadas no setor de energias renováveis e diminuição do uso das fontes fósseis.

O módulo com tecnologia de células TOPCon N-type de 575 W é bifacial baseado em wafer de 182 mm e conta com 144 células. De acordo com a Sunova, sua eficiência de conversão é de até 22,2%.

A fabricante ainda informou que o painel TOPCon possui uma degradação de energia de menos de 1% no primeiro ano e menos de 0,4% de degradação anual. Além disso, a garantia oferecida é de 30 anos.

“Trouxemos grandes novidades para a Intersolar Europa. Temos nosso módulo de 575 W com a tecnologia TOPCon N-Type, que a Sunova acredita ser uma evolução da mono PERC tradicional. É uma tecnologia que já pretendemos trabalhar na fabricação dela já no segundo semestre deste ano”, disse Wellington Araújo, diretor geral da Sunova no Brasil.

Assista: Confira a entrevista com o diretor geral da Sunova no Brasil

Já o módulo bifacial com células HJT possui 166 mm e tem 480 W de potência. Sua eficiência é de 22,1%, ficando bem próximo do módulo TOPCon. Além disso, tem uma degradação de energia inferior a 1% no primeiro ano e inferior a 0,37% de degradação anual e garantia de 30 anos.

Ao Canal Solar a fabricante informou que “embora o custo por watt dos produtos TOPCon possa ser maior do que os produtos PERC, os custos de BOS (Balanço do sistema) e LCOE (Custo Nivelado de Energia) são menores devido à sua alta eficiência e baixa taxa de degradação”.

A fabricante ainda informou que participará da Intersolar South America deste ano, que será no Expo Center Norte de São Paulo entre 23 e 25 de agosto. Para esta edição, a companhia trará seus novos módulos para apresentar ao mercado brasileiro.

Atualmente, a Sunova, especialista na fabricação, P&D, vendas e serviços de produtos e instalações fotovoltaicas, possui mais de cem parceiros e tem atuação e base instalada em mais de 20 países e regiões ao redor do mundo.

A empresa já acumulou anualmente mais de 1 GW de fornecimento para o Brasil, México, Polônia, Sudeste Asiático e outros mercados fotovoltaicos emergentesa, além de fornecer mais de 300 MW em módulos fotovoltaicos.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.