A Swift, da JBS, está ampliando o fornecimento de energia renovável para as suas lojas próprias no estado de São Paulo. Em parceria com a Âmbar Energia, empresa do grupo J&F Investimentos, 11 estabelecimentos do negócio serão abastecidos pela recém-inaugurada Usina Fotovoltaica Âmbar Porto Feliz.
A planta é composta por 2.352 painéis solares e tem capacidade instalada de 1,29 MWp. O empreendimento evitará a emissão mensal de 56,4 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 81 novas árvores por mês.
“É mais um passo da Swift no caminho da sustentabilidade e para reduzir a pegada de carbono das nossas operações. Preocupada com o meio ambiente, a Swift vem avançando na utilização de energia solar em suas lojas próprias e unidades móveis (vans) desde 2019”, destacou Raphael Jacob, diretor Financeiro e responsável pelos programas de Sustentabilidade da empresa.
A estratégia da companhia para priorizar o consumo de energia renovável em suas operações se comunica com os esforços da JBS de se tornar Net Zero em 2040. Já a Swift tem como meta alcançar que 100% de suas lojas sejam abastecidas por fontes limpas até 2025.
Expansão do consumo de energia renovável
Com a energia da UFV Âmbar Porto Feliz, a Swift chega a 45 lojas atendidas por fazenda solares. Como parte desse movimento, a mesma também está instalando painéis fotovoltaicos sobre os telhados de suas lojas, gerando energia para consumo nos próprios estabelecimentos.
Além dos projetos de fazendas e telhados solares, a empresa também opera 100% de suas lojas móveis com painéis, que fornecem energia para o funcionamento dos sistemas de ponto de venda.