Simplificar o processo de monitoramento e manutenção de instalações fotovoltaicas. Esse é o objetivo da Tigo EI (energy intelligence), plataforma digital desenvolvida pela Tigo para melhorar a experiência do usuário.
De acordo com a fabricante, tal tecnologia oferece ferramentas para diminuir os custos de operação e manutenção e aumentar o desempenho e a receita do sistema.
O EI otimiza ainda o processo de comissionamento, fornecendo maior visibilidade da usina e informações para instaladores finais e EPCs, além de identificar os problemas que aumentam os truck-rolls – que é quando há a necessidade de enviar um técnico em um caminhão para reconfigurar um item do equipamento ou um sistema de fio e cabo, por exemplo.
“A tecnologia de gerenciamento de frota é o próximo fator essencial em energia renovável e a plataforma Tigo EI acelerará esse domínio com melhor coleta de dados e software de análise”, disse Archie Roboostoff, vice-presidente de software da Tigo Energy.
“Estamos confiantes que a solução atualizada ajudará os instaladores a impulsionar seus sistemas de energia e esperamos ver os resultados”, completou.
Entre os principais recursos da Tigo EI, estão um diagrama de fluxo de eletricidade, que apresenta dados de geração e distribuição arquivados e em tempo real; relatórios de desempenho projetados para reduzir a fadiga de alerta para instaladores; e páginas de gráfico atualizadas para incluir um fluxo de calendário e estatísticas de receita que mostram o equivalente monetário da produção de energia.
A plataforma está disponível em formato web e também em aplicativo na App Store e na Play Store.