O teto de uma loja de materiais de construção desabou, na manhã desta terça-feira (30), na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 9h45 e a queda da estrutura ocorreu durante a instalação de painéis solares no telhado do estabelecimento.
Na hora do desabamento havia ao menos 19 pessoas no interior da loja. Após observarem os destroços caindo, todos começaram a sair desesperadamente do local. Uma mulher ficou ferida e precisou ser levada ao hospital.
Nesta quarta-feira (31), o MTP (Ministério Público do Trabalho) instaurou um procedimento para apurar as eventuais responsabilidades trabalhistas no desabamento da estrutura.
Cuidados
Apesar de não existir uma regra de peso, em média, um módulo de 500 W pesa cerca de 25 kg, o que significa dizer que um projeto feito sem uma análise técnica correta pode provocar diversos problemas na estrutura, como quedas, acidentes e até mesmo mortes.
Por isso, toda instalação fotovoltaica deve ser tratada com o rigor que a engenharia exige e possibilita, conforme explica o engenheiro civil Eliasafe Schwertner, no curso de Engenharia Civil para Sistemas de Energia Solar do Canal Solar.
Segundo ele, um dos erros mais comuns que ocorrem na engenharia civil fotovoltaica é a falta de uma análise da estrutura na qual os painéis solares serão instalados.
“Muitos integradores desconsideram o peso dos painéis, achando que o telhado conseguirá carregar 100 módulos tranquilamente, por exemplo. Estamos falando, neste caso, de quase 3 toneladas em cima do telhado”, destacou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.