A retomada do dinamismo no ambiente de M&A (fusões e aquisições) para os próximos anos, impulsionado pelos segmentos de geração renovável, comercialização e transmissão, motivou o lançamento da Thymos Capital.
A empresa será o braço direito da Thymos Energia, consultoria de negócios especializada na área de energia.
A nova empresa chega em um momento de retomada de investimentos, devido à redução das taxas de juros, a diminuição do capex nos projetos de transmissão e geração e a incerteza quanto à duração do período de preços baixos de energia.
Na avaliação de André Fonseca, Managing Director da Thymos Capital, o mercado brasileiro tem sido observado por players internacionais.
“A expansão das energias renováveis no Brasil tem atraído investidores internacionais que buscam a descarbonização de suas atividades, principalmente as grandes petroleiras globais. Além disso, a abertura do mercado e a expansão da transmissão serão janelas de oportunidades de negócios”, destaca Fonseca.
“Nosso principal diferencial em comparação às outras assessorias financeiras é nosso profundo conhecimento e capilaridade comercial no setor elétrico. Para além da análise financeira convencional, destacamo-nos por uma expertise na valoração de ativos e empresas de geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia”, acrescenta Fonseca.
Ele ainda pontua os investimentos que devem ocorrer neste ano, como o leilão previsto para março deste ano, cujo edital está em fase de consulta pública.
É estimado que, nos próximos 10 anos, o volume de investimentos nessa área deve chegar a R$ 158,3 bilhões, de forma a viabilizar uma expansão de 23% na malha nacional, para 220 mil quilômetros, de acordo com estimativas da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Além disso, a inserção de novas tecnologias no setor elétrico e os novos modelos de mercado, com grande expansão de fontes de geração intermitentes, também proporcionarão oportunidades.
Nesse novo cenário, será necessária a adoção de medidas para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia.
Ainda segundo projeção de demanda elaborada pela Thymos Energia para os próximos Leilões de Capacidade, a serem organizados pela ANEEL, serão necessários investimentos na ordem de R$ 50 bilhões até 2030 para o atendimento do segmento de reserva de energia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.