A fabricante Trina anunciou que sua célula i-TOPCon de 210 mm × 210 mm alcançou eficiência máxima de 25,5%, estabelecendo um recorde mundial pela 23ª vez.
O resultado foi certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia da China, centro de pesquisa científica em metrologia e instituição técnica nacional de metrologia legal.
Segundo a fabricante, os pesquisadores da Trina Solar resolveram problemas técnicos relacionados ao emissor seletivo de boro, óxido de silício de tunelamento de grande área e sobre a preparação de polissilício dopado e passivação de hidrogênio de alta eficiência.
As soluções foram desenvolvidas no State Key, Laboratório de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica da empresa.
Ainda de acordo com a Trina, os pesquisadores trouxeram a eficiência máxima de grandes células monocristalinas tipo N de 210 mm para 25,5% ao usar equipamentos de células de produção em massa.
“Estamos extremamente orgulhosos dessas últimas conquistas”, disse Chen Yifeng, chefe do centro de P&D de células e módulos de alta eficiência da empresa. “A Trina Solar está totalmente comprometida com pesquisa e desenvolvimento de ponta, e tem sido pioneira na produção tecnológica e fabricação, ajudando-a a manter sua posição de liderança com seus produtos eficientes”, pontua.
As conquistas foram vitais, pois a empresa continuou com seu projeto de célula de alta eficiência i-TOPCon tipo N de 210 mm e abre caminho para o desenvolvimento de acompanhamento no mercado de ponta.
Além disso, os resultados da Trina Solar foram amplamente bem recebidos no setor, inclusive por autoridades e instituições renomadas. Em fevereiro, a Trina Solar foi nomeada pela Reuters Events como uma das 100 maiores inovadoras na Global Energy Transition 2022. A empresa foi a única empresa listada na China na lista e entre apenas algumas outras na região da Ásia e Pacífico a figurar nela.
Ao longo dos anos, a Trina Solar solicitou 2,2 mil patentes, tornando-se líder do setor nesse aspecto. Ademais, a empresa desempenhou um papel fundamental em 107 padrões da indústria e publicou 96 padrões, fazendo uma enorme contribuição para os avanços na tecnologia fotovoltaica.