A fabricante Trina Solar lançou nesta quarta-feira (11) o painel monocristalino Vertex S, que mede 1754×1096×30 mm e pesa 21.0 kg. O módulo é ideal para a GD (geração distribuída), com aplicação em telhados de residências, indústrias e comércios.
Com previsão de disponibilidade no Brasil no primeiro trimestre de 2021, o painel é capaz de alcançar a potência máxima de 405 W e eficiência de até 21,1%. Além disso, possui baixo coeficiente de temperatura (-0.34%), performando bem em lugares de alta temperatura.
Segundo Guilherme Torrão Marques, gerente de produtos da Trina Solar para a América Latina, o módulo é compatível com diversos inversores. “Pensamos na resistência, confiabilidade e fácil manuseio. Devido à célula de alto tamanho, 210 mm, cortamos ela em três partes para atingir uma melhor tensão e uma corrente equilibrada, que mantém a compatibilidade com os inversores disponíveis no mercado para geração distribuída”, explicou Marques.
Já Álvaro García-Maltrás, diretor-geral para América Latina e região do Caribe da Trina Solar, reforçou a importância das validações feitas pela fabricante.
“A Trina Solar já investiu mais US$ 1,2 bilhões em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), até o momento, colaborando ativamente com as principais instituições de pesquisa em todo mundo. Nesses laboratórios são feitos todos os testes que garantem que as configurações e materiais utilizados nos equipamentos sejam os mais adequados e seguros”, finalizou García.
O evento online também contou com a participação do executivo Márcio Takata, CEO da Greener. O especialista em mercado destacou que este lançamento ocorre durante o fortalecimento crescente da GD no país.
“Dos quase 4 GW de geração distribuída, aproximadamente ¼ é voltado para o segmento residencial e pequenos comércios. Então, é um setor que vai movimentar até o final do ano em torno de 180 mil instalações no país, e a tendência é que no ano que vem este número acelere”, comentou Takata.