A TW Solar, uma das 10 maiores produtoras de módulos TIER 1 do mercado global, anunciou que apresentará na Intersolar Europe, que será realizada de 14 a 16 de junho em Munique, na Alemanha, a sua série completa de módulos N-Type e P-Type para atender o setor em 2023 e 2024.
“A demanda pela energia solar fotovoltaica está experimentando um crescimento explosivo em todos os mercados do mundo. Os módulos N-Type (TOPCon e HJT), que podem atingir potência acima de 700 W e eficiência acima de 22%, estão proporcionando alto ganho na geração de energia devido a performance acima da média existente”, disse Luiz Eduardo Sobreira, Country Manager Brasil da TW Solar.
Com a expansão da tecnologia fotovoltaica, a empresa afirmou que vem crescendo sua participação no segmento por meio da política de “verticalização”, atuando em todos os setores da cadeia produtiva, desde células, wafers e módulos, bem como está investindo em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para a criação de novas tecnologias nos últimos anos.
“Hoje, estamos nos dedicando a produção células dos tipos: PERC, tipo TPC, as células de contato passivo TOPCon tipo TNC, células de heterojunção e células de contato traseiro”, explicou Jack Xu, diretor técnico da TW Solar.
“Os módulos fabricados com a tecnologia TNC de alta eficiência da Tongwei possuem vantagens como: baixa degradação, baixo coeficiente de temperatura, alta taxa de geração bifacial de energia e excelente resposta em condições de baixa luminosidade, contribuindo para uma maior eficiência de geração de eletricidade e menor LCOE”, enfatizou Xu.
O executivo ainda comentou que o módulo N-Type (TWMNG-72HD), exibido na SNEC em Shangai, na China, foi projetado e otimizado com base no painel N-Type (TWMND-72HD) tradicional, incorporando a tecnologia TNC, de grandes células de silício retangulares.
“A potência máxima pode chegar a 625 W, aumentando em mais de 30 W em comparação com o produto TOPCon de 72 células com tamanho 182 mm, e a eficiência atingiu até 23,20%”, apontou.
Tecnologia de HJT da TW Solar
Em termos de heterojunção, a fabricante informou que ainda continua desenvolvendo a tecnologia e explorando os aumentos de seus limites. Em 2021, concluíram a primeira linha de produção de módulos de HJT, e no início de 2023, concluíram o desenvolvimento da primeira célula bifacial de silício microcristalino com uso de células de 210 mm.
Em março de 2023, por exemplo, estabeleceram um novo recorde mundial de eficiência na produção em massa de células de heterojunção, alcançando uma eficiência de conversão de 26,18%.
Além disso, a potência do módulo HJT bifacial com células de 210 mm da Tongwei estabeleceu três novos recordes de potência em 2023, alcançando 732,60 W. O módulo N-Type (TWMHF-66HD), exibido na SNEC, possui uma potência máxima de 730 W.
No que se refere à aplicação da tecnologia THC, usada para a produção dos módulos de heterojunção, a companhia alcançou uma série de avanços, adotando a tecnologia de interconexão de cobre (THL), placa de silício ultra fina, célula bifacial de silício microcristalino, incorporação da dopagem de materiais-alvo de alto desempenho e injeção de luz.
Entre as vantagens, segundo a empresa, estão: alta eficiência e alta geração de energia, podendo aumentar efetivamente a eficiência dos módulos em mais de 1%. “A aplicação bem-sucedida da tecnologia de interconexão de cobre reduziu significativamente o custo de metalização do módulo THC, reduzindo ainda mais a diferença de custo em relação ao PERC, levando a indústria fotovoltaica a uma era livre de prata”.
“No futuro, com a incorporação da tecnologia de interconexão de cobre, tecnologia de célula bifacial de silício microcristalino e outras, o caminho da redução de custos e do aumento da eficiência do THC da TW Solar ficará mais claro, acelerando a entrada em produção em escala”, ressaltou o diretor técnico da fabricante.
Demais produtos expostos na Intersolar Europe
No evento, a Tongwei apresentará os painéis da série Terra, que receberam a certificação francesa de pegada de carbono e são adequados para o mercado residencial.
Em 2022, o volume de vendas de tais produtos na Europa alcançou 3 GW, e uma em cada sete residências que instalaram as placas no telhado escolheu a série Terra da companhia.
Quanto aos módulos half-cell, que também estarão expostos no estande da companhia na Intersolar Europe, a Tongwei enfatizou que os mesmos têm maior potência, maior taxa de geração de energia em ambas as faces e um melhor coeficiente de temperatura.
“Os half-cell TNC de 72 células de 182 mm, produzidos pela TW Solar, têm uma potência acima de 580 W, em comparação com os módulos PERC do mesmo tamanho e especificação”, disse Jack Xu.
“A potência, no caso, é de 25 W a 30 W superior; a taxa de geração de energia em ambas as faces é 10% a 15% superior e o ganho médio de geração de energia por watt é de até 3% a 4%, visando alcançar maior ganho de geração de energia”, concluiu.
Posicionamento global da TW Solar
Os módulos da empresa são exportados para mais de 40 países em todos os continentes. De acordo com a Tongwei, a mesma vem atuando globalmente, com seu time, direto de sede em Chengdu, na China, e se estabelecendo em diversos mercados locais, por meio da criação de equipes especializadas com profissionais experientes em seus respectivos mercados, fornecendo soluções integradas de vendas e serviços pós-venda.
Em 2022, o volume de vendas dos painéis da TW Solar alcançou 7,94 GW, colocando-a entre as dez principais empresas globais da indústria. Para 2023, a capacidade de produção dos painéis está planejada para atingir 80 GW, com um volume de vendas previsto de 35 GW.
“Da tecnologia à capacidade de produção, dos materiais de silício aos módulos, a Tongwei está a acelerar a sua expansão em todas as etapas da cadeia da indústria, avançando rapidamente como uma gigante da integração vertical no cenário internacional”, destacou Sobreira.
“No futuro, continuaremos a inovar, fornecendo mais produtos de alta qualidade e alta eficiência para a indústria, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da energia limpa a nível mundial”, finalizou o executivo.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.