Visando reduzir o gasto energético de sua empresa, Solomon Sharpe, CEO da SVREL (Supreme Ventures Racing and Entertainment Limited), anunciou a construção de uma usina solar de 1,7 MW e um sistema de bateria de 5 MW totalmente independente da rede pública na cidade Portmore, na Jamaica.
De acordo com o executivo, a expectativa é que o empreendimento fotovoltaico reduza o valor gasto com a conta de energia da empresa, que gira em torno de cem milhões de dólares por ano.
“Queremos reduzi-la significativamente para menos de 10 milhões de dólares por ano e ser o mais eficiente possível”, comenta Sharpe, durante cerimônia de abertura da usina.
No total, foram investidos aproximadamente US$ 600 milhões de dólares para a instalação do sistema, que contém ainda sistema de monitoramento e baterias da fabricante ATESS Power.
O sistema consiste no inversor de bateria ATESS PCS100/500, inversor híbrido HPS100 e banco de baterias de lítio BR100/145. Todo o equipamento é integrado em dois contentores, facilitando o manuseio e instalação em operar e manter a usina.
“A Jamaica se comprometeu a garantir que, até 2030, 50% de sua energia seja produzida por energia renovável, e isso só pode acontecer com a contribuição do setor privado. Portanto, uma usina de 1,5 a 1,7 MW, é um grande passo”, enfatiza Matthew Samuda, ministro de Crescimento Econômico e Criação de Emprego.