O Bradesco acaba de inaugurar uma nova usina de energia solar no Ceará, em Quixeré, que abastecerá mais de 50 agências na região. Esta é a primeira entrega do contrato de geração distribuída do banco com a Enel X, firmado em 2021.
O acordo de 10 anos ainda prevê a construção de outras oito plantas nos estados do Rio de Janeiro e Goiás – essa última com previsão de funcionamento já para julho e expectativa de abastecer mais 60 agências.
Além das nove usinas contratadas com a Enel X, o Bradesco conta com mais quatro sistemas fotovoltaicos em Minas Gerais: três com a empresa Solatio, em funcionamento desde 2020, e outra com a América Energia, com previsão de iniciar as operações ainda este ano.
No total, os 13 empreendimentos possuirão capacidade de 14 MWmed e mais de 30 mil painéis solares. Futuramente, as plantas serão responsáveis por gerar energia limpa para quase 500 agências – uma economia de 12%.
A expectativa do banco é de que todas as usinas estejam operando até o final de 2023. “Em 2020, nos tornamos a primeira instituição financeira a ter 100% das operações abastecidas por energia elétrica a partir de fontes renováveis”, comentou Adelmo Romero, diretor de Patrimônio do Bradesco.
“A inauguração dos novos sistemas reafirma nosso compromisso de tornarmos o Bradesco uma empresa cada vez mais sustentável”, completou o executivo.