A construção de uma usina solar na barragem de Muttsee, na Suíça – a mais alta da Europa, situada a 2.500 metros acima do nível do mar – foi aprovada pelas autoridades helvéticas. As obras terão início no verão de 2021.
De acordo com a Axpo, empresa suíça responsável pelo projeto, a usina terá uma capacidade instalada de 2 MW e produção anual de eletricidade de 2,7 GWh.
Está prevista a instalação de 6.000 módulos solares fotovoltaicos que permitem cobrir uma área de 10.000 metros quadrados na vertente sul da barragem.
As temperaturas mais baixas, que aumentam o desempenho das placas, o efeito reflexivo da neve e a ausência de neblina são algumas das condições favoráveis apontadas para a instalação da usina.
Outra vantagem é o fato de esse novo projeto poder aproveitar a rede de transmissão da hidrelétrica, a Linthal 15, que funciona como uma espécie de “bateria” que equilibra as oscilações das fontes de energia solar e eólica integradas à rede energética da Europa.
Segundo a Swisssolar, associação que representa as empresas de energia solar fotovoltaica da Suíça, o país precisa de 50 GW para atender seu consumo de forma sustentável no futuro. Portanto, a construção da usina solar vertical na barragem de Muttsee pode ajudar na transformação energética do país.