Quando o assunto é crescimento da geração de energia elétrica no Brasil, julho foi o mês das renováveis segundo os dados acompanhados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
De acordo com a Agência, dos 525,5 MW acrescidos à capacidade instalada do país no mês passado, 421,2 MW vieram de 18 novas usinas eólicas e 93,6 MW de duas plantas fotovoltaicas. Ainda no período, foram acrescidas duas termelétricas (10,0 MW) e duas pequenas centrais hidrelétricas (0,7 MW).
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a ampliação da matriz elétrica brasileira em julho reflete o bom momento da geração de energia no país, em especial aquela decorrente de fontes renováveis.
“O resultado de julho dá continuidade à expansão acelerada que estamos verificando em 2023. Estamos em um bom caminho rumo aos 10,3 GW previstos pela equipe de fiscalização da Agência para este ano”, avaliou o diretor-geral.
Capacidade instalada
O Brasil somou 194.387,49 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do SIGA (Sistema de Informações de Geração da ANEEL), atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 83,69% das usinas são consideradas renováveis.
A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do SIGA, que apresenta dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção.
Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos. Clique aqui para acessar. Os painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos.
Além disso, trazem um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.