O Brasil ultrapassou, em setembro, a marca de 7 GW de capacidade instalada em 2023, terminando o mês com 7,13 GW provenientes de 208 usinas inauguradas ao longo do ano, segundo dados publicados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta segunda-feira (9).
Deste montante, as plantas eólicas e solares foram responsáveis por 89,2% da capacidade instalada no ano, com 6,36 GW. As usinas com operação iniciada neste ano estão localizadas em 18 estados brasileiros.
Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Bahia foram os que apresentaram o maior volume de capacidade instalada nos primeiros nove meses do ano, com 1,815 GW; 1,778 GW e 1,775 GW, respectivamente.
No recorte apenas para o mês de setembro, o Rio Grande do Norte obteve o maior salto, de 114,0 MW, e São Paulo obteve a segunda maior expansão, com 40,1 MW.
Em toda a sua história, o Brasil soma mais 195.718 GW de potência fiscalizada, sendo que desse total em operação, mais de 83% são de usinas consideradas renováveis.
SIGA
A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração de energia do Brasil por meio do SIGA (Sistema de Informações de Geração da ANEEL), com o objetivo de apresentar dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Para saber mais, clique aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.