Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Usinas solares offshore são mais produtivas que as de solo, afirmam cientistas – Canal Solar

Usinas solares offshore são mais produtivas que as de solo, afirmam cientistas

O modelo incluiu a água do mar funcionando como um sistema de refrigeração
2 minuto(s) de leitura

Uma simulação realizada por cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, indicou que as usinas fotovoltaicas offshore podem ser mais produtivas do que as matrizes montadas no solo. Depois de compararem um projeto no mar do Norte com um sistema convencional no campo, os pesquisadores apontaram que as instalações offshore podem gerar 12,96% a mais de energia por ano.

Segundo o estudo, as medidas de simulação foram responsáveis ​​pela temperatura média da superfície do ambiente e da água e pelo efeito das ondas ao longo de um ano. O modelo incluiu a água do mar funcionando como um sistema de refrigeração, bem como a velocidade do vento e a umidade relativa do ar.

“O conjunto montado no solo gerava 1.192 kWh por ano. Já o sistema flutuante foi 12,96% mais produtivo, com 1.346 kWh”, disse o grupo de Utrecht.

Ambos os projetos simulados compreenderam 12 painéis solares para capacidade de geração de 3,72 kW. O projeto flutuante foi colocado em um pontão de aço fixado por quatro cabos de aço.

“Embora a velocidade do vento altere simultaneamente o ângulo de inclinação e, como resultado, os painéis nem sempre estejam posicionados no ângulo ideal, a existência de água ao redor do pontão é uma grande vantagem para melhorar a eficiência, pois a temperatura do painel é mais baixa e mais constante também”, concluiu a pesquisa.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.