Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Vantagens na utilização de inversores trifásicos de baixa tensão (127/220V) – Canal Solar

Vantagens na utilização de inversores trifásicos de baixa tensão (127/220V)

A utilização desses inversores pode ser vantajosa nos estados que são atendidos nesse nível de tensão
Inversores Sunways trifásicos STT-15~25KTL-LV
Equipamentos são projetados especialmente para redes de 127/220V/60Hz trifásicas

Atualmente no Brasil, alguns estados são alimentados com tensão de 127/220V, como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, que coincidentemente estão entre os estados com maior potência instalada de geração distribuída (GD). Os valores de tensão encontrados no território brasileiro podem ser consultados neste link: Níveis de Tensão – ABRADEE

Os inversores trifásicos mais comuns comercializados em território nacional trabalham com tensão de 220/380V. Isso acontece pelo fato de outros países utilizarem redes trifásicas com essa tensão.

Dessa maneira, para compatibilizar os níveis de tensão de saída dos inversores trifásicos em 220/380V para estados com rede elétrica em 127/220V, é necessária a utilização de transformadores, o que acaba encarecendo os projetos pelo alto custo do equipamento.

A utilização de inversores trifásicos com saída em 127/220V pode ser vantajosa, principalmente nos estados que são atendidos nesse nível de tensão, pois dispensam o uso de transformador, já que a tensão de saída do inversor estará no mesmo nível de tensão da rede elétrica – isso diminui o custo e também a área utilizada no projeto.

Vantagens na utilização de inversores trifásicos de baixa tensão (127/220V)
Figura 1 – Inversor trifásico Sunways STT – 15 – 25 KTL – LV. Foto: Sunways

A Figura 1 exemplifica um modelo de inversor que possui tensão de saída em 127/220 V. O código LV (low voltage) sinaliza que o inversor pode se conectar a redes com tensões baixas.

Além de possuir 4 MPPTs, o inversor é compatível com módulos de alta potência com células de 182 mm e 210 mm, possui proteção IP66 e tem uma eficiência máxima de 98,8%. Demais características podem ser conferidas na tabela reproduzida abaixo, que pode ser encontrada na folha de dados do equipamento.

Vantagens na utilização de inversores trifásicos de baixa tensão (127/220V)
Ficha técnica do equipamento. Foto: Sunways
Picture of Vitor Borges
Vitor Borges
Integrante da equipe de engenharia do Canal Solar. Possui conhecimento técnico em operações em subestações de energia, instalações, circuitos, especificações de projetos elétricos, funcionamento de componentes, entre outros. Graduando em Engenharia Elétrica pela PUC-Campinas.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.