A Prefeitura de Vila Velha (ES) será a primeira do Espírito Santo a implantar usinas de microgeração e minigeração distribuída de energia solar voltadas para o serviço público, como escolas, hospitais, centro de assistências sociais, estações de bombeamento, entre outros.
A previsão é de que a tecnologia seja instalada até o final do ano e que, após a conclusão dos trabalhos, a economia do município com despesas de energia elétrica seja de aproximadamente 90%.
Atualmente, o município consome em média 1.030.188 Kwh/mês com estes equipamentos, o que gera um custo estimado mensal de R$ 1,1 milhão. A instalação dos equipamentos será feita por uma empresa contratada.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa tem como objetivo tornar o município mais sustentável, produzindo energia limpa e atingindo as metas da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
O governo de Vila Velha destacou ainda que a economia gerada pelos painéis solares será direcionada prioritariamente para investimentos na infraestrutura, educação, saúde e segurança pública da cidade.
Nas escolas do município, por exemplo, os sistemas fotovoltaicos foram dimensionados para que todas as unidades possam ter ar-condicionado nas salas de aula, levando conforto e qualidade para os alunos e servidores da rede.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Parabéns a Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES pela iniciativa.